Monstra 2017 arranca amanhã em Lisboa e dura dez dias

A Monstra vai ser andar à solta durante dez dias. São duas semanas onde vamos poder ver o melhor que se faz no cinema de animação, em todo o Mundo.

De 16 a 26 de Março, muito cuidado ao andar por Lisboa, pois pode dar de caras com a Monstra. Este festival de animação vai levar 500 filmes às salas do Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinema City Alvalade e Cinemateca Portuguesa.

Neste conjunto estão filmes animados que vão concorrer em competições; vai haver ainda retrospectivas e ante-estreias nacionais.

Este ano, o país convidado pela organização é a Itália, que vai ser alvo de uma homenagem que inclui sessões de curtas contemporâneas.

Vão ainda ser passados filmes que marcaram a história do cinema de animação transalpino. Entre estes, estão as histórias de Bruno Bozzetto (Allegro non Troppo, Os Sonhos do Sr. Rossi), Enzo D’Aló (Pinóquio), Julia Gromskaya e Simone Massi.

Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens traz a Portugal o filme A Minha Vida de Courgette, em estreia absoluta no País. Realizado por Claude Barras, que vem à Monstra apresentar este filme, o filme esteve nomeado para os Óscares 2017 na categoria de Melhor Animação.

Nesta competição estão ainda os filmes Ludovigo e Luca – A Grande Corrida do Queijo, Louise à Beira-Mar, Molly a Monstrinha, The Anthem of the Heart e Window Horses.

Ma vie Courgette
A Minha Vida de Courgette é um filme feito em stop motion.

Tradição e novidades na Monstra 2017

A Monstra 2017 vai ter ainda, como é tradicional, uma competição dedicada às curtas portuguesas: o Prémio Vasco Granja / SP Autores. Aqui vão estar a concurso treze filmes de realizadores como Joana Toste, Pedro Serrazina, Filipe Abranches, Jorge Ribeiro, Pedro Brito, Paulo D’Alva e António Pinto, entre outros.

À parte da Monstrinha, da competição de Estudantes e da competição Curtíssimas, a principal novidade é uma sessão de cinema animado para adultos no Cinema Ideal, o Triple X.

No campo das novidades, destaque ainda para o painel Animação e Realidade Virtual, que se realiza no Cinema São Jorge no dia 18 de Março.

Para ter acesso à programação completa da Monstra 2017, pode visitar o site do Festival de Animação de Lisboa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].