Lisboa à Prova 2017: restaurante de Justa Nobre perdeu um garfo e José Avillez deixou de participar

Avillez Belcanto
Avillez Belcanto

Houve surpresa na edição Lisboa à Prova distinguiu os melhores restaurantes de Lisboa em 2017.

O concurso Lisboa à Prova, um projecto da consultora de comunicação Única, promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pelo Turismo de Lisboa e pela AHRESP, acaba de anunciar aqueles que são, para o júri, os 126 melhores restaurantes da capital.

Esta competição gastronómica distingue os restaurantes com um, dois ou três garfos, depois de avaliações e visitas feita por um «júri seleccionado» do Lisboa à Prova.

Em 2017, o concurso distingiu apenas oito restaurantes com o galardão máximo de três garfos. A Travessa, Alma (de Henrique Sá Pessoa), Eleven, Feitoria, Loco, Panorama e Varanda mantiveram os garfos ganhos na edição anterior.

Esta lista tem uma nova entrada e duas saídas de peso. A novidade é o River Lounge, o restaurante do Hotel Sana Myriad no Parque das Nações; em sentido inverso, temos O Nobre (de Justa Nobre) que perde um garfo e fica apenas com dois.

Mas a grande surpresa acaba mesmo por ser a ausência do Belcanto de toda a lista, o restaurante de José Avillez, que foi considerado recentemente o melhor chef do mundo, ao ter recebido o Grand Prix de L’Art de La Cuisine.

José Avillez foi mesmo o primeiro chef nacional a receber este prémio atribuído todos os anos pela Academia Internacional da Gastronomia.

Contudo, isto não se deveu a qualquer falta de qualidade do restaurante do chef. Segundo fonte do Grupo Avillez, foi decidido que, em 2017, os restaurantes do chef não iriam participar nesta edição do Lisboa à Prova.

Uma das novidades do concurso gastronómico Lisboa à Prova de 2017 é o facto de todos os restaurantes estarem num guia em formato de app para smartphones Android e iOS. Pode ainda ver os premiados em PDF, aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].