Henrique Sá Pessoa vai partilhar connosco o seu Manual de Instruções

Um dos mais conhecidos star chefs português está de regresso à televisão. Depois de Ingrediente secreto, chega agora a vez de Henrique Sá Pessoa apresentar o seu Manual de Instruções.

Marinar, fumar ou confitar: estas são algumas das técnicas que vamos poder aprender ao longo dos treze episódios do novo programa de Sá Pessoa, na RTP 1, que estreia a 25 de Junho.

Este novo programa tem ainda como novidade a forma como vai chegar até aos espectadores. Na televisão, além da edição semanal, vão passar vídeos de um 1:30 minutos com duas técnicas e três receitas. Estes pequenos programas vão para o ar sempre antes do Jornal da Tarde, na RTP 1.

Já na Internet, os conteúdos adicionais disponibilizados, resultantes da colaboração com nutricionistas e outros chefs, passam por informação nutricional, curiosidades, entrevistas e vídeos. O site será compatível com smartphones e tablets, vai ter uma página no Facebook e ainda uma conta de Instagram.

«Manual de Instruções não é apenas um programa de televisão. É um conjunto de experiências de cozinha, apresentadas em multiplataforma e adaptadas a todos os públicos e formas de consumir conteúdos audiovisuais», diz a produtora Vende-se Filmes.


SINOPSE DE MANUAL DE INSTRUÇÕES

Manual de Instruções
Nos últimos anos, a cozinha evoluiu mais profundamente em novas técnicas culinárias do que nos últimos dois séculos. Hoje, o cenário mudou e nós também. Este novo formato pretende ensinar diferentes técnicas culinárias, os passos e procedimentos para o melhor aproveitamento de cada um dos ingredientes e das
suas características.

Com uma linguagem mais formal, recorrendo a texto nos ecrãs, mas seguindo a linha descontraída a que o chef Henrique Sá Pessoa nos habituou, este programa inovador vai desafiar o público a aproximar-se das técnicas que definem as bases de toda a cozinha: desde grelhar, assar, fritar ou cozer; até desidratar, fumar ou confitar.

Pelas suas características inovadoras, pela forma como vai sair da TV e invadir a vida das pessoas recorrendo ao crossmedia, pela novidade que vai criar no panorama dos programas de cozinha, este vai ser o programa que todos vamos querer ver e consultar: o verdadeiro Manual de Instruções.

As técnicas/temas que vão estar em foco nos trezes episódios deste novo programa de culinária da Henrique Sá Pessoa e a da RTP são: mise en place, carne, peixe marisco, caldos/molhos/bases, grelhar, assar, fritar, vapor/escalfar/cozer, estufar, confitar, marinar, fumar/curar, pastelaria.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].