Trufas: Egoísta leva a “pérola” da gastronomia à mesa do Casino da Póvoa de Varzim

Trufas Egoista
Trufas Egoista

O chef Hermínio Costa desenvolveu um menu especial onde as trufas regressam como as estrelas dos pratos. Ou, melhor, as pérolas.

Conhecidas como as “pérolas” da gastronomia, as trufas voltam a ser o ingrediente especial de um menu concebido por Hermínio Costa para o restaurante Egoísta. Em 2017, em Janeiro, o restaurante já tinha recebido um jantar igual.

Este menu de trufas negras vai ser servido num único dia, 25 de Janeiro (próxima quinta-feira), um ingrediente distinguido pelo chef pela sua «intensidade e delicadeza aromática».

Neste jantar, todos os pratos «são acompanhados por um vinho pensado especificamente para o efeito», garante Hermínio Costa, que explica o conceito.

«Este evento já se tornou numa espécie de ritual para o Egoísta. No início de cada ano realizamos um jantar que celebra um dos produtos mais incríveis a que podemos ter acesso». O chef sublinha ainda que este jantar de trufas negras é «um desafio e um privilégio».

O menu de trufas negras do Egoísta (252 690 888) vai custar cem euros por pessoa, com cinco vinhos e quatro pratos. Aqui ficam eles:

Vinho Rosé Valle de Passos 2016

Cornucópia de Trufa Negra
Espumante Vértice Reserva Cuvée Bruto

Linguado de Mar, Crumble de Trufa Negra e Legumes Baby
Vinho Branco Quinta dos Carvalhais Encruzado 2016

Black Angus, Batata Ratte e Trufa Negra
Vinho Tinto Pintas Character 2014

Cacau, Avelãs e Trufa Negra
Vinho do Porto Nieeport L.B.V. 2012

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].