Nova joalharia portuguesa TelmaDA em destaque na Áustria

Quem disse que joalharia é só anéis e colares com brilhantes e cravados de pedras preciosas? Telma Ferreira vai provar isso mesmo na Feira Internacional Blickfang Viena.

Com um look que nos remete para peças em origami bastante estilizadas, a joalharia da TelmaDA é caracterizada pela fundadora como «inovadora e contemporânea».

Telma Ferreira via viajar até Viena para apresentar a sua colecção na Feira Blickfang, que decorre na capital austríaca entre 28 e 30 de Outubro. Esta vai ser mesmo a primeira apresentação internacional da TelmaDA fora de Portugal.

«Queremos surpreender duplamente: pela ideia e pela forma. Temos um design irreverente e um visual impactante, com um conceito diferenciador e uma linguagem inovadora que procura valorizar, maioritariamente, materiais alternativos, de origem industrial», diz Telma Ferreira, a criadora das peças e fundadora da marca, que venceu o concurso POP’s Serralves 2014.

A principal inspiração, segundo Telma, foca-se na «arquitectura, na suas expressões volumétricas e assimetrias», com todas as peças a serem «exclusivas e feitas à mão, únicas ou em séries limitadas».

Todas as peças de joalharia da TelmaDA têm linhas sem curvas e muito poligonais, dando a ideia de uma “carapaça” modular, sobretudo nos colares que a marca tem no seu portfólio.

Actualmente, são três as linhas de joalharia desta marca portuguesa: In, Fusion e Module. Telma Ferreira tem ainda uma colecção de mobiliário, que também pode ser comprada on-line, a Trical.

No que respeita às brincos e colares, maioritariamente feitos em termolaminado (ou laminado de alta pressão, feito com camadas de papel e de resina), prata e alumínio, com fitas em gorgorão (têxtil de algodão e poliéster), os preços variam entre os 75 e os 205 euros.

telmada-2

telmada-3

telmada-5

telmada-5

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].