A Quinta da Alorna acaba de lançar no mercado três vinhos brancos, ideais para as refeições leves de Verão.
Este trio de vinhos brancos recentemente lançados pelo produtor de Almeirim (que o TRENDY já teve oportunidade de visitar) são dois monocasta (Alvarinho e Sauvignon Blanc) e um Reserva Alvarinho & Viognier.
«Estes três vinhos surgem na sequência de uma coleção de castas já existentes na Quinta da Alorna e na vontade de expandir o portfolio desta colecção. Após a plantação da nova vinha, em 2012, e de alguns ensaios em 2014, vimos agora nesta colheita de 2015 o momento ideal do seu lançamento. Tivemos um ano climatérico a nosso favor, o que proporcionou no momento da vindima uvas de excelente qualidade, traduzidas agora nestes três vinhos brancos de exceção», explica Martta Reis Simões, enóloga da Quinta da Alorna.
Quinta da Alorna Alvarinho 2015
Este vinho é, segundo o produtor, «um vinho distinto, com notas de fruta amarela, como pêssego e marmelo». Complexo, revela um ligeiro toque floral na boca, que se enquadra bem com a acidez subtil. O final de boca é aromático, com notas florais persistentes. Ideal como aperitivo ou para acompanhar pratos de peixe, marisco e massas italianas.
PVP recomendado: 5,49 euros
Quinta da Alorna Sauvignon Blanc 2015
É um vinho «mais exuberante», que faz uma «fusão harmoniosa» de notas tropicais de ananás, toranja e goiaba, e outras herbáceas, de espargos e erva cortada. Estruturado, revela um toque distinto de complexidade e uma boa mineralidade que combina com a fruta tropical madura, resultando num final de boca longo persistente e saboroso. É «perfeito para acompanhar qualquer marisco, sobretudo com bivalves», sublinha a enóloga da Quinta da Alorna
PVP recomendado: 5,49 euros
Quinta da Alorna Reserva Alvarinho & Viognier 2015
Este néctar «consegue uma óptima combinação da fruta tropical do Alvarinho com os aromas delicados a alperce, flores e pera Williams, do Viognier». Na boca é harmonioso e adocicado, revelando uma untuosidade conferida pela fermentação em barrica e criando uma sensação de complexidade, com um final agradável e persistente. Com isto, torna-se uma «escolha mais adequada para acompanhar queijos de pasta mole, peixes no forno e empadas de caça» e, segundo Martta Reis Simões, também funciona muito bem a acompanhar cozinha tailandesa.
PVP recomendado: 6,25€