Vá de boleia à Noite Europeia dos Museus

No âmbito da Noite Europeia dos Museus a Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) uniu-se numa parceria com a Volkswagen Veículos Comerciais para criar duas rotas para transportar gratuitamente os visitantes entre aos 11 museus que nesse dia ficarão abertos até mais tarde.

A iniciativa Noite Europeia dos Museus, que este ano decorre no dia 21 de Maio, tem como objectivo desafiar os portugueses a saírem de casa para conhecerem alguns dos melhores museus da cidade de Lisboa, em horários em que normalmente não têm oportunidade de o fazer.

A parecerias com a Volkswagen é intitulada “Museus em Movimento” e pretende proporcionar a visita a mais museus e a participação nas actividades programadas, facilitando o deslocamento dos visitantes. Para isso, uma frota de Volkswagen Transporter estará, gratuitamente, à disposição de todas as pessoas interessadas em aderir à iniciativa.

Ambas as rotas partirão do Marquês de Pombal, em Lisboa, a cada 15 minutos, a partir das 18h, seguindo depois caminhos distintos e terminando apenas às 23 horas, momento em que encerrarão os museus. A iniciativa terminará às 23h.

O museus que podem ser visitados no dia 21 de Maio são: Museu do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu do Azulejo, Museu do Traje, Museu do Teatro, Museu da Música, Palácio Nacional da Ajuda, Museus dos Coches, Museu de Arqueologia, Museu de Etnologia e Museu Benfica – Cosme Damião.

A Noite Europeia dos Museus foi criada em 2005 pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, com o objectivo de abrir as portas de alguns museus dos países aderentes em horários extra-laborais. Para além das colecções habituais, os museus organizam ainda programações especiais para esta noite.

Começou como jornalista em 2011 na revista PCGuia e em 2013 tornou-se editora do programa de televisão LOGIN PCGuia. É apaixonada por novas tecnologias e adora moda e decoração. As suas outras paixões incluem os animais, bons restaurantes e, como a maioria das mulheres, sapatos!