Festa do Alvarinho e do Fumeiro está de regresso a Melgaço

A partir de amanhã, já pode acrescentar ao roteiro de fim-de-semana mais uma feira para engordar umas quantas calorias. A Festa do Alvarinho e do Fumeiro conta com vários expositores, produtores e muitas degustações.

A festa do Alvarinho decorre em Melgaço e junta artesanato, turismo e, como não podia deixar de ser, gastronomia durante três dias. O recinto contará com 72 expositores, 30 dos quais de Alvarinho, 18 produtores de fumeiro e muito mais. Na zona de degustações, com a capacidade para 140 pessoas sentadas, será possível experimentar pratos típicos da região, com os produtos estrelas em destaque.

Além disso, haverá também um auditório preparado para showcooking, onde estarão presentes chefes de renome, como Vítor Matos, Marlene Vieira e Rui Paula. Com o vinho em destaque, haverá também provas de vinho comentadas, onde críticos e sommeliers mostrarão as diferentes tipologias de Alvarinho.

Integrados no plano da festa, há também outros programas fora do recinto, como baptismos hípicos, passeios pela zona histórica de Melgaço, visita às Termas de Melgaço. Já as Jornadas Gastronómicas permitem visitar os restaurantes do concelho e conhecer as ementas, onde há destaque para produtos locais como o cabrito, presunto, lampreia e, claro, Alvarinho.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.