E os vencedores dos Grammys são…

A gala dos Grammys 2016, que distingue aquilo que de melhor se fez musicalmente no ano passado, teve dois vencedores incontestáveis. Kendrick Lamar ‘limpou’ cinco das categorias para as quais estava nomeado, arrecadando uma mão cheia de prémios; Taylor Swift recebeu o Grammy mais esperado e mandou recados para os críticos… incluindo Kanye West.

Kendrick Lamar lançou To Pimp A Butterfly no ano passado. Desde então, tem marcado presença em quase todas as listas de melhores álbuns do ano. Não arrecadou o Grammy de Álbum do Ano, mas deu uma das melhores actuações da noite. K.Dot venceu em categorias como Melhor Performance Rap, com o tema Alright; Melhor Colaboração Rap, com Bilal, Ana Wise e Thundercat, no tema These Walls. Alright foi ainda considerada a melhor Música Rap.

To Pimp a Butterfly venceu também Melhor Álbum Rap. No geral, em onze nomeações, Lamar levou para casa cinco Grammys. Numa actuação enérgica e a provar que é mesmo um dos nomes mais interessantes do hip hop actual, homenageou ainda Compton e deixou a plateia ao rubro.

Kendrick Lamar Grammys 2016

Taylor Swift levou para casa o Grammy de Melhor Álbum do Ano, algo que tem vindo a gerar controvérsia na Internet. 1989 foi ainda considerado Melhor Álbum Vocal Pop. Taylor arrecadou ainda o prémio de Melhor Vídeo, por Bad Blood, que conta com a colaboração de Kendrick Lamar e do famoso ‘squad’ de amigas da cantora.

Aproveitando para responder às críticas, Taylor, que também actou na cerimónia, mandou recados a Kanye West, sem, no entanto, referir o nome do rapper. No álbum The Life of Pablo, West canta na música Famous «I feel like me and Taylor Swift might still have sex, I made that b-tch famous». Taylor respondeu com «queria dizer a todas as jovens mulheres que há sempre quem vá tentar diminuir o vosso sucesso ou tirar-vos créditos pelas vossas conquistas e a vossa fama.»

O Grammy de Canção do Ano foi atribuído a Ed Sheeran, por Thinking Out Loud. Já o Recorde do Ano foi para a colaboração de Mark Ronson e Bruno Mars em Uptown Funk. A dupla venceu ainda em Melhor Dupla Pop/Performance de Grupo.

Na electrónica, a dupla Diplo e Skrillex, com o projecto Jack Ü conquistou Melhor Álbum de Dança/Electrónica e Melhor Gravação de Dança, com o tema Where Are Ü Now, com a participação de Justin Bieber.

D’Angelo, que em 2015 marcou o ano com um regresso que teve tanto de aguardado quanto de inesperado, venceu Melhor Canção de R&B, com Really Love, e Melhor Álbum de R&B, com Black Messiah.

O Grammy de Álbum Rock foi entregue aos Muse; na música alternativa, Sound & Color valeu aos Alabama Shakes o Grammy. O Grammy de Novo Artista foi entregue a Meghan Trainor.

Nas actuações, fica marcado o sucesso de Lady Gaga na homenagem a David Bowie, passado um mês desde a morte do britânico. Com mudanças de visual em palco, Gaga interpretou temas emblemáticos como Let’s Dance ou Heroes. Rihanna, que também estava na lista de actuações, cancelou a performance devido a problemas médicos.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.