Há uma nova bebida da moda e chama-se kombucha

Já passámos pela Vitamin Water, pelos sumos detox, pelas limonadas com hortelã e agora entramos numa nova era: a bebida fermentada kombucha.

Entrou com pézinhos de lã no Celeiro (e também está à venda no Go Natural), mas já tínhamos bebido kombucha quando fomos convidados a almoçar da Despensa N.6.

Com a designação correcta ‘chá de kombucha’, esta é uma bebida originária do Oriente, conhecida pelos chineses como o «elixir de saúde imortal», explicam os responsáveis pela Dietimport. Esta é a distribuidorda da marca portuguesa Captain Kombucha em Portugal.

Com um sabor semelhante a uma sidra, a kombucha é fermentada e obtém-se através da mistura de chá preto ou verde e açúcar com «bactérias específicas». Estas assumem a forma de uma “bolacha” que depois é deixada a fermentar no chá.

Há ainda uma curiosidade relacionada com esta bolacha que permite a criação da kombucha: como nos explicou Patrícia Machado, da Despensa N.6, esta só pode ser doada e nunca vendida.

E tal como se fala em superalimentos, neste caso parece que estamos perante uma superbebida. Segundo a Dietimport, a kombucha tem antioxidantes, probióticos e enzimas, o que contribuirá para «melhorar o sistema gastrointestinal».

Depois, vem o rol de vitaminas e outros ingredientes que a tornam “super”: B, C, pequenas quantidades de cafeína, niacina, ácido pantoténico e B6.

«A kombucha pode actuar na melhoria dos processos de reparação dos tecidos conjuntivos articulares e, ainda, promover a perda de peso devido ao seu teor de ácido cético e polifenois», garante ainda a Dietimport.

Em comcreto, esta versão da Captian Kombucha é naturalmente gaseificada e aromatizada (Original, Framboesa, Côco e Ananás). Deve beber-se bastante fresca e, para os mais aventureiros, pode ainda ser usada em cocktails de gin ou vodka.

Como a própria Captain Kombucha tem vestígios de álcool, a marca adverte que o seu consumo seja restrito para mulheres grávidas e crianças.

Kombucha

Em relação aos valores nutricionais (cada garrafa tem 400 ml), esta bebida (versão Original), tem 94,4 kCal e 23,6 gramas de açúcar; quanto a proteínas, sal e gorduras o valor é de 0 gramas.

O preço de cada garrafa de Captain Kombucha é de 2,99 euros, e pode ser comprada na loja on-line do Celeiro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].