Novos tratamentos para o cancro e inovações de mobilidade eléctrica ganham prémios de inovação em Portugal

Ao todo, os projectos vencedores receberam mais de 90 mil euros em dinheiro para apoiar o seu desenvolvimento.

©CDC - AIIA
©CDC

A sétima edição do Altice International Innovation Award destingiu quatro projectos tecnológicos centrados nos domínios da saúde e da mobilidade.

O grande vencedor na categoria ‘Startup’, que ganhou 50 mil euros, foi a expressTEC. Esta startup, tem uma solução chamada expressPIK que faz «diagnósticos para tratamentos personalizados do cancro da mama» e vai ter a possibilidade de «realizar uma prova de conceito com a Altice», diz a empresa.

©expressTEC
©expressTEC

Na categoria ‘Academia’, o projecto premiado (20 mil euros) foi ‘Charging the Future EV Through the Wheel’, cujo objectivo é criar um sistema que permite carregar as baterias de um automóvel eléctrico com um sistema integrado nas rodas. A ideia foi de Emanuel Silva, estudante da Universidade de Coimbra (foto em baixo).

©Universidade de Coimbra | Emanuel Marques
©Universidade de Coimbra

O prémio de 20 mil euros ‘Inclui by Fundação Altice‘ foi para a Lumen, uma solução de «mobilidade avançada que permite a condução autónoma para pessoas com deficiência visual».

Finalmente, e em parceria com a Agência Nacional de Inovação, foi entregue o prémio Born from Knowledge, no valor de apenas 2500 euros, à Karion Therapeutics. Esta startup está a desenvolver «terapias inovadoras e disruptivas, eficazes e seguras para cancros agressivos».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].