Friday Chic Gin revela potencial gastronómico com novos pratos do Less

A equipa da Gin Lovers juntou-se ao chef Miguel Castro e Silva para criar um menu gínico, onde foram combinados cocktails com o novo Friday Chic Gin e os pratos da nova ementa do restaurante Less by Miguel Castro e Silva.

A estrela do evento, o Friday Chic Gin, foi idealizado e produzido pelas Caves da Montanha, um produtor conhecido de espumantes e vinhos da região da Bairrada, que afirmam «só agora ter encontrado a fórmula com a qualidade procurada» e que «foram vários os anos de experimentação até conseguir alcançar o conceito desejado», afirmou Alberto Henriques, director-geral e representante das Caves da Montanha.

Desde a criação do conceito e design do “fato” da garrafa do Friday, ao próprio logótipo com o número seis, representante do dia da semana, tudo foi pensado ao acaso, não tivesse o packaging e branding sido desenvolvido por um dos mais conceituados estúdios da Europa.

Recorrendo a cinco componentes botânicos, o Friday Chic Gin não relega as suas origens, razão pelo qual é produzido com botânicos como a flor de laranjeira e folha de videira de Baga, sendo esta a casta rainha da região vitivinícola da Bairrada.

O menu de degustação foi composto por um cocktail de boas-vindas, que conjugou o Friday com polpa de frutos vermelhos e água tónica premium, tendo sido seguido por três momentos, compostos por um Tártaro de Atum e Pataniscas de Nada, acompanhado por um cocktail de Friday com sumo de limão, gengibre, espuma de limão e raspa.

O segundo momento consistiu num prato com Cevadinha de Camarão, acompanhado por um gin tónico mais tradicional, composto por Friday com água tónica premium e uma folha de shizo. Por último fomos brindados com dois Risotto, um de Gorgonzola e um de Espargos e Caracoletas, bem como de um Parmentier com espargos e parmesão.

Este momento foi acompanhado por outro gin tónico mais tradicional, com Friday, água tónica premium, Zest de Lima e uma folha de lima Kaffir.

Para a sobremesa, uma tarde de limão acompanhada pelo cocktail mais original do evento, composto por gin Friday, sumo de toranja, hibisco, cardomomo e gelo seco, tendo sido servido num bule como se de um chá se tratasse. O resultado, tanto visual como gustativo, surpreendeu todos os convidados.

Antigo editor e chefe de redacção da revista PCGuia, uma publicação com mais de vinte anos no mercado das tecnologias. Apesar da mudança de vida, continua a ser um apaixonado por tudo o que seja tecnológico, ficção científica, quatro rodas e viagens.