Galette des Rois e Bolo Rainha entram na lista de Natal da Maison Luce (e ainda há Croissants Cúbicos)

©TRENDY Report | Maison Luce Galette
©TRENDY Report

A marca francesa, que “sucedeu” à Eric Kaiser e abriu este ano, em Lisboa, tem uma lista de doces para o Natal, com a típica Galette des Rois a ficar com a “coroa”.

O primeiro Natal da Maison Luce vai ser feito com alguns dos doces mais emblemáticos da gastronomia francesa. A marca, criada pelo fundador da Eric Kaiser, Julien Letarte, chegou este ano a Lisboa e já conta com três espaços: El Corte Inglès, CUF Tejo e Amoreiras Plaza.

Num lanche que serviu para dar a conhecer o “menu” de Natal desta «boulangerie e pâtisserie à moda francesa», Julien Letarte destacou o ADN tradicional da marca, inspirada nas iguarias da sua avó, Luce: «Na minha família, os aromas da cozinha e as refeições familiares deliciosas são uma forma de viver».

Foi este conceito que Julien Letarte tentou recriar no antigo espaço da Eric Kaiser, no Amoreiras Plaza, que se torna a loja-bandeira da Maison Luce. A marca prepara-se para viver o seu primeiro Natal e tem várias opções gaulesas.

©TRENDY Report | Maison Luce Croissant
©TRENDY Report | Estes croissants da Maison Luce assumem a forma e têm recheios de framboesa e chocolate com avelã.

O grande destaque é a Galette des Rois, que começa a ser vendida esta semana e que já começou a ser polémica entre os clientes franceses da Maison Luce: «Já tive pessoas indignadas, porque em França só fica disponível em Janeiro, para festejar o Dia de Reis», disse Julien Letarte.

A verdade é que, em Portugal, a tradição não é para seguir e a Galette acaba mesmo por ser um doce de Natal. Esta versão da Maison Luce mantém o recheio de amêndoa, não muito doce, e junta-lhe uma massa folhada que faz lembrar a de um croissant francês.

©Maison Luce | Amoreiras Plaza
©Maison Luce | Este espaço do Amoreiras Plaza, onde agora está a Maison Luce, foi da Eric Kaiser.

Entre as outras opções, temos uma que se tornou uma escolha habitual nas mesas de Natal portuguesas: o Bolo Rainha. A versão francesa, em massa brioche, é mais leve que a nacional, embora mantendo os frutos secos. O bolo Merveilleux, «típico do Norte de França», será apenas para os fãs do muito doce – é feito com «merengue, crème montée e raspas de chocolate».

Finalmente, há uma opção que não é tradicional de Natal, mas que pode fazer a diferença à mesa: os Croissants Cúbicos, com recheios de framboesa e creme de avelã com chocolate.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].