Escaparate: a nova editora portuguesa de música quer ser uma «vitrine de projectos alternativos e independentes»

Esta estreia da Escaparate acontece com o lançamento de um single da banda nacional Não Simão: Piquenique de Burguesas.

©Não Simao
©Não Simao

Agosto trouxe uma nova editora ao panorama da música nacional. A Escaparate estreia-se com a edição do álbum Pintar o Sete, dos Não Simão.

A ideia foi do músico e produtor João Garcia Barreto: a Escaparate surge como uma «vitrine de projectos de música alternativa e independente, que absorve vários estilos e géneros». Um dos grandes objectivos é editar trabalhos de bandas que se «regem pela originalidade», o que, segundo o fundador, «não é comum, no panorama musical» português.

Esta estreia da Escaparate acontece com o lançamento de um single da banda nacional Não Simão (foto de destaque): Piquenique de Burguesas. O tema faz parte do álbum Pintar o Sete e «invoca o poema ‘De Tarde’ de Cesário Verde» – aqui, o poeta «retrata um piquenique interrompido pelo momento em que uma jovem desce de um burrico para colher papoilas», explicam os membros da banda.

©Escaparate / DR.
©Escaparate / DR. | À esquerda, a capa do novo single dos Não Simão; à direita, a imagem da editora.

De acordo com João Garcia Barreto, os Não Simão são o exemplo de uma banda que se enquadra nos «valores que a editora pretende apresentar e vincar no mundo discográfico», com «músicas descomprometidamente sérias, resultantes de um quinteto heterogéneo que viaja entre a música de cancioneiro, o rock alternativo ou o jazz».

Esta música só é apresentada a 8 de Setembro, mas já é possível pré-adicionar a playlists dos serviços de streaming Apple Music, Spotify, Deezr e Tidal. Neste dia, a banda actua ainda na Feira do Livro do Porto, na Concha Acústica dos jardins do Palácio de Cristal, pelas 19 horas.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].