Niguiri de Wagyu e Gua Bao de Lavagante: o novo menu do Soão – Taberna Asiática rima com China e Japão

A aposta mais forte é na gastronomia tradicional chinesa e japonesa, mas também há um prato da Indonésia: o Nasi Goreng.

©Taberna Soão | Nasi Goreng
©Taberna Soão

O chef João Francisco criou uma série de pratos para este restaurante asiático, «cheios de história, fiéis à cultura dos países de origem».

O Soão – Taberna Asiática entra em 2024 com um menu renovado com propostas inspiradas nas gastronomias da China e do Japão. Nas entradas, um dos destaques é o nipónico Maguro Tartar com uma base de arroz de sushi crocante (‘maguro’ significa ‘atum gordo’).

Da cozinha japonesa vêm ainda dois Niguiris Especiais: o de Wagyu e o de Carabineiro. Este crustáceo é ainda o protagonista de um Uramaki, onde é feito em tempura, acompanhado de abacate, espargo tobiko e molho de carabineiro.

©Taberna Soão | Dim Sum
©Taberna Soão | Os Dim Sum de Carabineiro, com pão preto, são um dos destaques da nova carta deste restaurante.

A influência chinesa, em concreto da zona de Cantão, reflecte-se nos Dim Sum de Carabineiro, cujo pão, preto, é tingido com tinta de choco. Os Gua Bao são a alternativa: há de Lavagante (envolvido numa m salada coleslaw asiática, pepino doce e tobiko) e de Wagyu (um hambúrguer desta carne com alface iceberg, ovo de codorniz, maionese de alho e crocante de cebola).

Finalmente, o chef João Francisco trouxe um prato tradicional indonésio para o novo menu do Soão – Taberna Asiática: Nasi Goreng de Frango (na foto de destaque) ou Camarão.

Este restaurante está aberto todos os dias, para almoço e jantar; as reservas podem ser feitas pelo telefone 210 534 499 ou pelo e-mail [email protected].

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].