Feira do Livro do Porto começa esta semana nos Jardins do Palácio de Cristal, com quase noventa editoras

Este ano, a Feira do Livro do Porto faz uma homenagem ao escritor e jornalista Manuel António Pina, que em 2011 ganhou o Prémio Camões.

©Câmara Municipal do Porto
©Câmara Municipal do Porto

A décima edição da renovada Feira do Livro do Porto vai homenagear o jornalista e escritor Manuel António Pina.

É já esta Sexta-Feira, 25 de Agosto, que arranca mais uma edição da Feira do Livro do Porto, a décima, depois da “refundação” em 2014. Até este ano, o certame era, como em Lisboa, organizado pela APEL, mas um desentendimento deste associação com o, na altura, presidente da Câmara (Rui Rio), fez com que o rumo tivesse mudado.

A partir de então, a Feira do Livro do Porto (cuja primeira edição foi em 1930) passou a ser organizada pela Câmara Municipal do Porto e houve um reset da contagem: daí, o facto de em 2023 acontecer a décima edição.

Os jardins do Palácio de Cristal voltam a receber o evento, esta ano com cerca de noventa editoras, algumas com mais que um stand. Além destas, participam ainda outras entidades, como lojas (Worten, Fnac, Pingo Doce, El Corte Inglés), universidades e escolas superiores, entre outras.

©Recanto do Poeta
©Recanto do Poeta | Manuel António Pina vai ser o protagonista de duas sessões de cinema durante a Feira do Livro do Porto.

Em 2023, a Feira do Livro do Porto faz uma homenagem a Manuel António Pina, jornalista/escritor (falecido em 2012), que passou pelo Jornal de Notícias e foi autor de várias obras infanto-juvenis e poesia. Em 2011, ganhou o Prémio Camões.

Além dos livros, o evento tem ainda momentos ligadas a outras artes: «20 conversas, 21 concertos, quatro sessões de cinema, cinco sessões de comédia e 58 actividades para crianças e famílias», diz a organização. O programa completo, assim como a lista de participantes completa, pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].