A nona colecção Sardinha by Bordallo Pinheiro já está à venda. Este ano, as ilustrações têm a assinatura de humoristas, músicos e escritores.
Há oito novas sardinhas Bordallo Pinheiro, uma colecção lançada pela primeira vez em 2014 e que está prestes a fazer dez anos. Ao todo, já são mais de cem sardinhas, todas disponíveis para compra no site da marca portuguesa.
Este ano, o grupo de «artistas e personalidades» que ilustrou a Sardinha by Bordallo Pinheiro juntou humoristas, músicos e escritores, entre outros, com um dos destaques a ir para Fábio Porchat.
O humorista brasileiro, que ficou conhecido pelos sketches do grupo Porta dos Fundos e que já actuou várias vezes a solo, em Portugal, foi o autor de Viagem. Esta sardinha tem «ícones coloridos e dinâmicos» que representam monumentos históricos de vários paíes, numa «estética pop-naïve».
Uma das sardinhas que já era conhecida foi criada por Hugo van der Ding: mostra o fundador da empresa, desenhado ao estilo das personagens que o humorista criou e cujas “tiras” que partilha nas redes sociais. Só faltava saber o nome: Sardallo (uma mistura de ‘sardinha’ com ‘Bordallo’).
Valter Hugo Mãe e Ana Bacalhau são outros dos autores da nona coleção da Sardinha by Bordallo Pinheiro: o escritor desenhou a Os Deuses São de Ferro (um alerta: «Um dia, o planeta vai responder à perturbação que criamos») e a cantora apresentou a Sardinha Rainha, com um padrão inspirado na filigrana.
Os restantes autores das sardinhas deste ano (cada uma, com um preço de 19,90 euros) são a ilustradora Evelina Oliveira (Camões), Pedro Granger (Paz sem Espinhas), a cantora Mónica Sintra (Vida) e artista francesa Leona Rose (Calypso).