No novo brunch do Fãncy há Bolas de Berlim Benedict e um cocktail com vodka… de bacon

©Fãncy
©Fãncy

‘Aborrecido’ e ‘comum’ são dois dos adjectivos que não podemos usar com o novo brunch do Fãncy, um bar que abriu este ano no hotel Art Stay, em Lisboa.

Quando abriu, ficámos logo a saber Fãncy era ‘Sê tu próprio, da forma que achares melhor’. E a forma como o chef Marcus Stoll acha melhor é misturar doce e salgado no mesmo prato, para criar um brunch «desigual e irreverente».

É esta a nova proposta improvável deste espaço, que fica no hotel Art Stay, criado em Março – um dos pratos principais deste brunch é uma disto mesmo: Bola de Berlim Benedict, onde este bolo de Verão se junta ao ovo escalfado, ao bacon e ao molho hollandaise.

Quando percorremos o menu do Fãncy, encontramos ainda a Southern Waffle com Frango Crocante, servida com parmesão e creme de queijo com ervas e pepino. Depois, temos ainda duas Tostas em Pão de Abóbora (Salmão Marinado; Abacate e Cogumelos) e uma Tapioca Recheada com creme de alho-francês, endro, limão, espinafre e queijo da Ilha.

©Fancy
©Fancy | A Bola de Berlim Benedict promete ser um dos ex-libris da nova carta de brunch do Fãncy.

O menu de brunch do Fãncy fica completo com mais dois pratos: Panquecas com Frutos Vermelhos (creme de ovos com baunilha, crumble de especiarias e xarope de ácer) e a Smoothie Bowl do Dia (banana, frutas do bosque, granola caseira vegan, geleia de morango, kumquat, pimenta e fruta do dia fresca).

Para beber há três Mimosas (Manga, Beterraba e Physalis) e mais um cocktail que vai chamar a atenção, devido ao tipo de bebida alcoólica usada: o Mary J. Bacon (inspirado na cantora Mary J. blige) tem espumante, coulis de manga e vodka de… bacon.

Quem só quiser mimosas, há uma espécie de happy-hour à discrição, todos os dias: entre as 10 e as 16 horas (o mesmo horário do brunch), por vinte euros e pode beber as que quiser, de «forma ilimitada». Ao contrário do que é normal, este menu tem preços individuais para cada opção, o que contraria o conceito de brunch, onde pagamos um valor por um conjunto de pratos – o menu e os preços podem ser vistos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].