Uma carta de Verão com tomates (biológicos): há novidades no Palaphita, em Cascais

«São incrivelmente doces. Há uma salada com eles e também aparecem na burrata e no Camarão ao Solimões», garante a chef Natacha Fink.

©Palaphita
©Palaphita

Este restaurante e espaço de lazer, que fica entre a Casa e o Farol da Guia, em Cascais, tem uma nova carta de Verão com ingredientes inspirados no tempo quente.

O Palaphita é mais um restaurante que usa os clichés desta altura do ano para anunciar a nova carta: há «produtos da estação» e pratos «inspirados no clima de Verão» que se assumem como «novidades refrescantes».

Contudo, esta é mesmo uma carta com tomates. Bio, mais concretamente: «Entre os produtos que inspiraram a nova ementa estão os tomates de Verão cultivados em Colares, num sistema biológico. São incrivelmente doces. Há uma salada com eles e também aparecem na burrata e no Camarão ao Solimões», diz Natacha Fink, a chef do Palaphita.

Tomates à parte, a carta deste restaurante de Cascais, com vista para o mar, tem agora novos Tapi (uns «dadinhos de tapioca hidratada e temperada com queijo, servidos com mel picante»), que podem vir acompanhados de «punheta de bacalhau ou salada de camarão». Outra das novidades são o Prego de Lombo com Queijo Coalho e uma versão «mais refrescante» da salada Hotcold de Camarão.

©Palaphita
©Palaphita | O Prego do Lombo (em bolo do caco) é uma das novidades da carta de Verão do Palaphita.

Na ementa de Verão do Palaphita entram ainda dois Pica-Pau: Camarão (com batatas coradas, maionese de manjericão e compota de abacaxi) e Lombo (que vem com «mostarda de laranja, açaí e maionese de castanhas brasileiras», entre outros acompanhamentos). Natacha Fink sugere ainda o Crocante de Bacalhau, um «bolinho de arroz com bacalhau, natas e queijo fundido da Serra da Estrela, servido com chutney amazónico».

Para beber e acompanhar os novos pratos, a chef destaca dois cocktails que também se estreiam nesta carta: o Verano, um «mix de caipirinha com um sacolé»; e o Boto Cor-de-Rosa, com «vodka, tequila, pepino e lima».

O Palaphita fica no Bosque da Casa da Guia (Avenida Nossa Senhora do Cabo 101); para reservas pode usar o telefone 211 351 402.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].