Wade in the Water conquista o prémio principal do Portuguese Surf Film Festival; Sagres foi o melhor para o público

Para o júri do Portuguese Surf Film Festival, o documentário, cuja vitória foi «unânime», ganhou por quatro grandes razões.

Este documentário que «retrata a cultura do surf junto da comunidade afro-americana» foi considerado o Film of the Year na 12.ª edição do PSFF.

Um dos principais festivais portugueses sobre cinema de surf (o outro é o SAL) deu o prémio de ‘Filme do Ano’ a Wade in the Water, de David Mesfin. Este documentário tem o mesmo nome de uma música criada por escravos afro-americanos que, na verdade, era um código para avisar quem estivesse em fuga para entrar na água, de forma a que os cães dos donos das quintas e plantações não conseguissem farejar o seu rasto.

Wade in the Water «mergulha numa tradição milenar do surfismo negro e cultura aquática, desde África até às Américas». Para o júri do Portuguese Surf Film Festival, o documentário, cuja vitória foi «unânime», ganhou por quatro grandes razões: «A alta qualidade da fotografia, o impacto da história, a riqueza das imagens de arquivo e pelo facto do quão profundamente pudemos mergulhar na evolução da cultura aquática africana».

©Zucalli Media
©Zucalli Media | Buarcos, de João Traveira, mostra aquela que é a «onda direita mais comprida da Europa».

Entre dos doze prémios entregues na 12.ª edição do PSFF, quatro foram para produções nacionais: Reserve to Preserve (Best Ericeira ), Buarcos – The Unridden Ones (Spirit Of the Festival), Wetsuit (Best Short) e Sagres (José Eduardo Zuzarte), o documentário de Joana Shencker, que já tinha estado na programação do SAL 2022.

Aqui fica a lista dos oito restantes prémios atribuídos pelo júri do Portuguese Surf Film Festival 2023:

Women in Surf Films – Point of Change;
Best Cinematography – The Corners of the Earth – Kachatka;
Best Editing – Savage Waters;
Impactful Story – Last Known Coordinates;
Best Sustainability – Bonded by the Ocean;
Best Soundtrack – Hail Mary;
Honorary Mention – The Ocean Heals;

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].