A carta de Primavera do Palaphita é uma fusão de ingredientes da Amazónia com pratos portugueses

Cupuaçu, graviola, cajá, açaí e tapioca vão "sentar-se" à mesa com queijo da Serra e bacalhau: é uma cimeira Portugal-Brasil, onde há um Cachorro-Quente de Polvo à espreita.

©Palaphita
©Palaphita

Entre a Casa e o Farol da Guia, o Palaphita junta um espaço de lazer a um restaurante, que acaba de apresentar uma carta de Primavera: happy-hour e DJ set estão incluídos.

«Nesta Primavera damos prioridade aos produtos da estação, como o ananás dos Açores e os citrinos do Algarve. Com o regresso do Sol e do calor, aumentamos a oferta dos petiscos e investimos em pratos frios perfeitos para acompanhar os copos».

É assim que a chef Natacha Fink apresenta a nova carta de Primavera do Palaphita, que reflecte ainda uma fusão entre «ingredientes nativos da Amazónia e iguarias portuguesas»; nesta lista, estão «cupuaçu, graviola, cajá, açaí e tapioca», por exemplo. O bacalhau, o queijo da Serra e o polvo são alguns dos representantes nacionais.

Nas entradas, o destaque vai para o Pica Pau de Camarão (com batatas coradas, maionese de manjericão e compota de abacaxi), para o Crocante de Bacalhau (bolinho de arroz com bacalhau, natas e queijo fundido Serra da Estrela, com chutney amazónico) e para o Arrombado (queijo tipo Camembert derretido com cebolas caramelizadas e crocante de castanhas brasileiras).

©Palaphita
©Palaphita | O Palaphita tem várias mesas de madeira e outros spots onde se pode beber um copo ou petiscar.

Como prato principal, Natacha Fink sugere a «estrela da carta de Primavera»: o Caril do Pala, que pode ser vegetariano ou de camarão, com especiarias do oriente e da Amazónia, leite de côco, farofinha crocante, arroz basmati, cebola caramelizada e lascas de côco. Contudo, o Cachorro-Quente de Polvo (imagem de destaque) também se pode tornar num dos mais populares do restaurante, por juntar dois conceitos que não é habitual ver em restaurantes.

Para acompanhar os novos pratos, o Palaphita criou ainda duas bebidas: o FinkBull, criado em parceria com o bicampeão mundial de skimboard Lucas Fink (vodka, morango, limão, hortelã e Red Bull, a patrocinadora do atleta) e a Caipirinha de Caju.

Na temporada Primavera/Verão, o espaço (que fica na Avenida da Nossa Senhora do cabo, entre o Farol e a Cada da Guia, em Cascais) recebe ainda DJ sets ao fim da tarde e tem uma happy-hour entre as 17:30 e as 18:30, onde na compra de uma imperial é oferecida outra. As reservas podem ser feitas pelo 211 351 402.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].