Gin Canaïma: este novo gin vem da Amazónia, é feito com açaí e vai ajudar as tribos locais

Gin Canaima
Gin Canaima

Chegou a Portugal um novo gin que vem da Amazónia. O Canaïma traz dez botânicos plantados na região desta floresta tropical que tem estado na agenda mediática, nos últimos meses.

Não é normal uma bebida alcoólica ter uma vertente social, mas é isso mesmo que acontece com o Gin Canaïma (nome de um parque nacional venezuelano), produzido pela destilaria venezuelana DUSA, que também faz o Rum Diplomático.

«A nossa intenção não foi apenas trazer ao mundo um gin excepcional, mas acima de tudo contribuir para o bem-estar das comunidades locais por meio da nossa colaboração com a Fundação Terra Viva e Salvar a Amazónia», explica Edouard Beaslay, director de marketing global da Canaïma.

Desta forma, 10% de todas as vendas globais deste gin vão servir para financiar iniciativas que tenham como objectivo «preservar a cultura, o património e as raízes profundas das comunidades indígenas», mas também ajudar a minimizar aquele que tem sido um dos grandes flagelos a atingis a Amazónia.

Além da vertente social, o Canaïma vai também ajudar na reflorestação da Amazónia, dado que todos os anos os fogos costumam deixar um rasto de destruição nesta floresta – especialmente este ano, a comunidade internacional tem dado uma grande atenção ao problema, mas a verdade é que este é um problema que já dura há décadas.

Na sua composição, o Canaïma tem dez botânicos vindos da Amazónia (segundo a marca, são tratados, macerados e destilados de forma individual) e tem 47% de teor alcoólico. Além disso, este gin é produzido apenas em lotes de quinhentos litros, para vincar a sua «exclusividade».

Cada garrafa tem 70 cl, custa 39 euros e o gin pode ser encontrado em todos os bares e lojas que já tenham bebidas distribuídas pela DUSA.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].