Scooters eléctricas da Wyze aceleram até ao Porto e entram na plataforma AYR do CeiiA

Wyze Porto
Wyze Porto

Depois de se terem estreado em Lisboa, durante o mês de Julho, as scooters eléctricas da Wyze vão chegar ao Porto e entrar na plataforma Ayr do CEiiA, que transforma CO2 poupado em minutos grátis.

Quando a Wyze entrou em Lisboa, o seu director Tiago Silva Pereira disse ao ECO que a empresa queria usar a plataforma Ayr do Centro para Excelência e Inovação para a Indústria Automóvel. É o que vai acontecer já esta semana, com a chegada a Matosinhos e ao Porto.

A Ayr, que se pode explicar como uma “moeda virtual” para a mobilidade alternativa eléctrica, permite converter cada quilo de CO2 poupado em minutos grátis nas plataformas aderentes.

Foi o caso da Circ, as trotinetas eléctricas anteriormente conhecidas como Flash, que, quando chegou a Matosinhos, aderiu à Ayr, tendo sido a primeira empresa do género em Portugal a juntar-se ao CEiiA neste conceito.

Nos primeiros dois meses de operação nesta cidade do Grande Porto, a Circ conseguiu evitar a emissão de dez toneladas de dióxido de carbono, o que correspondeu a 95 mil Ayr.

Agora, a plataforma Ayr prepara-se para receber a primeira marca de scooters eléctricas: a Wyze, que já tinha o Porto nos seus planos de expansão, assim como Coimbra. Na app, já é possível ver as três áreas de cobertura do serviço na Invicta: a Matosinhos, junta-se uma zona de Foz e outra no centro do Porto.

Esta motas são semelhantes às da oferta da Acciona e da eCooltra, totalmente eléctricas, com uma cilindrada equivalente a 50 cc. Tal como as suas concorrentes, as scooters desbloqueiam-se e bloqueiam-se com uma app e o capacete está incluído, numa pequena mala na traseira.

No que respeita a preços, andar de Wyze custa 25 cêntimos por minuto e não há taxa de desbloqueio associada. Aqui, quer a Acciona, quer a eCooltra cobram mais um cêntimo (26), embora ambas tenham uma vantagem em relação a Wyze: a possibilidade de comprar packs por minuto que fazem descer este valor até aos 20 cêntimos (pacote de quinhentos minutos na Acciona).

Com a entrada no Porto é natural que, à semelhança do que aconteceu em Lisboa, haja uma promoção especial que dê minutos gratuitos para experimentar o serviço da Wyze; contudo, uma coisa é certa – qualquer novo utilizador tem direito a vinte minutos com o código WYZE20.

Para ter ainda mais descontos em outras plataformas de mobilidade alternativa, como os automóveis Emov, ShareNow ou os TVDE da Kapten e da Uber, aqui ficam mais duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos)
Voi: registo pelo link 9F5yn32IGW; na app, tente usar apenas o código 9F5yn32IGW (2,5 créditos gratuitos)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável) | Uber Eats: eats-ricardor194
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis)

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].