A “série” dos eléctricos ultracompactos tem um novo episódio: FIAT vai relançar o Topolino

Para já, a FIAT não dá detalhes oficiais sobre o Topolino, mas é provável que as características sejam muito idênticas às do Citroën Ami: por exemplo, a velocidade máxima deverá ser de 45 km/h.

A Citroën já vende, há algum tempo, o Ami e a Opel pegou na mesma plataforma e criou o Rocks-e. Agora é a FIAT que lança um modelo semelhante, inspirado no 500, conhecido por Topolino.

Um dos automóveis clássicos mais icónicos da marca italiana vai regressar em modo eléctrico e ultracompacto. O FIAT 500 Topolino é muito semelhante ao Citroën Ami (que já tivemos oportunidade de experimentar, na altura do lançamento), que foi a base para o Opel Rocks-e.

Apenas com dois lugares e um habitáculo minimalista, tal como acontece nos primos francês e alemão, o Topolino eléctrico é em quase tudo igual a estes modelos e não pode circular em auto-estradas (incluindo IC e IP).

Criado para percursos citadinos e viagens curtas, o Topolino eléctrico terá sensivelmente as mesmas dimensões do Ami/Rocks-e (2,42 metros de comprimento, 1,39 de largura e 1,52 de altura) e as mesmas características técnicas.

Tal como o Ami, é provável que o Topolino venha com um motor eléctrico de 6 kW/h e uma bateria que pode ser carregada numa tomada de 220 V (traz uma ficha comum, como se fosse um electrodoméstico ou uma TV). Se assim, for, este quadriciclo (que será a designação oficial, pelo que pode ser conduzido com a carta B1 e a partir dos dezasseis anos) terá ainda uma autonomia de 75 km e uma velocidade máxima de 45 km/h.

Para já, estes dados são apenas suposições, uma vez que a FIAT não partilhou muitas informações oficiais sobre o seu novo Topolino (curiosamente, este é nome dado em Itália ao Mickey – significa ‘rato pequeno’ ou apenas ‘pequeno’). A revelação total deste automóvel deverá, contudo, ser feita em breve.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].