Ramens do Ajitama transformam-se em «gaspachos japoneses»: chegou a nova carta de Verão

Além do ramen frio, o Ajitama tem mais pratos novos para o Verão: entre estes, destacam-se as Espetadinhas de Iscas Umeboshi e Bavaroise de Matcha, para sobremesa.

©Ajitama
©Ajitama

A carta de Verão do Ajitama volta a apostar em ramens frios, como já tinha acontecido em 2022. Este ano, o restaurante faz uma manobra de marketing e chama-lhes ‘gaspachos japoneses’.

Em 2022, quando o Ajitama anunciou ramens frios na carta de Verão, eram apenas isso – a versão fria do prato-estrela deste restaurante que já tem dois espaços em Lisboa. Contudo, em 2023, os fundadores António Carvalhão e João Azevedo Ferreira têm uma nova designação.

O conceito passa agora por lhes chamar ‘gaspachos japoneses’, uma “apropriação” do clássico da gastronomia alentejana, feito com tomate, azeite, cebola, sal e pimenta (mas que também pode levar pepino e algumas ervas aromáticas).

Este ano, a versão fria é o Shio Ramen, um prato que está na origem da criação do Supper Club, em casa dos dois fundadores, que depois deu origem ao primeiro restaurante, que abriu em 2018. Esta versão «recria as sensações de frescura de um gaspacho e distingue-se pelo mix de caldo frio de frango e elementos marítimos, perfeito para os dias quente do Verão».

©Ajitama
©Ajitama | As Espetadinhas de Iscas Umeboshi são uma das novas entradas da carta de Verão do Ajitama.

Além deste “gaspacho japonês”, a carta de Verão do Ajitama tem novas entradas – Cogumelos Spicy Miso Butter e Espetadinhas de Iscas Umeboshi; o prato principal – Mazesoba (com «noodles em caldeta, composto por vegetais, onsen tamago e chashu de frango, confeccionado em sous-vide»); e a salada Shibuya (feita com «noodles de pepino, peito de frango em marinada kimchi e sementes de sésamo»).

Nas sobremesas, a novidade é a Bavaroise de Matcha e, nas bebidas, há mais três cocktails: Akiba Vodka (midori, licor japonês de meloa; sumo de maracujá e sumo de limão), Satoshi Vodka (ananás e manjericão) e High Ball (whisky, ginger ale e limão).

Para reservas, pode usar os telefones 965 268 635 (Rua do Alecrim) e 967 761 997 (Avenida Duque de Loulé).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].