O prémio que se destina a reconhecer o trabalho de talentos emergentes foi entregue a um cenógrafo e figurinista que já trabalhou em espetáculos de teatro, dança e música.
Pedro Azevedo, 27 anos, natural do Porto, licenciado em Teatro, na variante de Cenografia, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. É este o vencedor da edição de 2023 do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II.
O cenógrafo e figurinista já trabalhou em espectáculos de teatro, dança e música com «Ana Isabel Castro, Alfredo Martins, André Braga & Cláudia Figueiredo, Bárbara Tinoco, Daniela Cruz, Roberto Olivan e Rodrigo Leão»; mais recentemente, em 2022, participou nos Cadernos de., uma peça que subiu ao palco do TNDM II em Novembro do ano passado.
O sucessor de Sara Barros Leitão, Mário Coelho e Cárin Geada fundou ainda a estrutura artística BLUFF com Guilherme de Sousa, em 2019, que se dedica a criar «diversas linguagens para palco, do teatro à dança, passando ainda pela performance e pela instalação».
Segundo o júri do Prémio Revelação, o trabalho de Pedro Azevedo «procura concretizar o universo visual dos espectáculos, dando uma expressão plástica muito própria a cada uma das criações, ajudando a definir uma visão artística através do pensamento sobre o espaço, da sua relação com o texto e os seus intérpretes».
Tal como os vencedores das outras edições, Pedro Azevedo recebeu um prémio em dinheiro de pecuniário de cinco mil euros para usar nos seus projectos.