Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2020: este é o sucessor de Sara Barros Leitão

©TRENDY / Mário Coelho
©TRENDY / Mário Coelho

Apenas cinco meses depois de Sara Barros Leitão ter ganho o primeiro Prémio Revelação, o Teatro Nacional D. Maria II e a Ageas anunciaram o vencedor da segunda edição.

Está escolhido o vencedor do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II 2020: o actor e encenador Mário Coelho, de 27 anos, é o sucessor de Sara Barros Leitão.

Tal como a actriz, Mário Coelho foi escolhido por um júri composto por profissionais de várias áreas, mas principalmente do teatro e recebe um prémio de cinco mil euros.

Mário Coelho entrou na Escola Superior de Teatro e Cinema, em 2012 e, em 2015, estreou a sua primeira criação: É Possível Respirar Debaixo de Água.

©Filipe Ferreira
©Filipe Ferreira | Mário Coelho tem 27 anos e estreou a sua primeira peça em 2015.

Cultura em Portugal tem um «longo caminho a fazer»

«Para mim, o que é importante no teatro é celebrar a individualidade de cada um e tem sido um pouco esse o caminho que tenho feito», começou por dizer o actor, que deixou uma crítica à realidade actual das artes.

«Tenho reunido pessoas e ferramentas para tentar lutar contra um sistema que ousa em não reconhecer que verdadeiramente não estamos todos no mesmo ponto de igualdade e que há ainda um longo caminho a fazer», concluiu Mário Coelho, depois de ter recebido o prémio.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].