Queijo São Jorge vai ser o protagonista de pratos exclusivos criados por vinte chefs portugueses – um deles tem estrela Michelin

Durante dez dias, duas mãos cheias de restaurantes vão receber a iniciativa gastronómica À Roda do Queijo. Só nos Açores serão sete.

©LactAçores
©LactAçores

Em Janeiro, 21 restaurantes nacionais vão ficar À Roda do Queijo. Vão ser criados pratos especiais com São Jorge DOP, em restaurantes do Porto aos Açores.

Durante dez dias (de 20 a 29 de Janeiro), o queijo São Jorge será o ingrediente-estrela de uma iniciativa da fábrica artesanal Uniqueijo e da LactAçores – À Roda do Queijo – que tem como objectivo promover este produto DOP nacional.

O desafio passa pela criação de um prato exclusivo (ou tábuas) com queijo São Jorge, nas suas «diferentes curas – 7, 12 e 24 meses», por parte de 21 chefs. Entre estes está Alexandre Silva, do restaurante Fogo, que tem uma estrela Michelin pelo seu outro espaço, o Loco.

Em Lisboa, com o Fogo, estão ainda o Oitto, o Pica-Pau, o Solar dos Presuntos e a Tasca da Esquina, de Vitor Sobral; no Ribatejo, será o Ó Balcão e, no Alentejo, participam a Gadanha Mercearia (Estremoz) e o Palma (Torre Palma Wine Hotel, Monforte). No Porto, há três restaurantes que vão ter pratos especiais com queijo de São Jorge: Almeja, Apego e Oficina.

A Madeira também entra nesta “roda”, com dois restaurantes: Kampo e Já Fui Jaquet. Como é óbvio, os Açores têm o maior número de participantes: Sabores Sopranos e o São Jorge (São Jorge), O Petisca (Pico), Magma e Taberna Saca-Rolhas (São Miguel), Q.B. (Terceira) e Cantina da Praça (Faial).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].