Nortada muda de imagem: a cerveja artesanal do Porto está «mais madura» e tem uma nova Belgian Pale Ale

A nova imagem da cerveja artesanal Nortada foi criada em conjunto com a agência The Hotel e faz lembrar o formato da Ponte D. Luís.

©Nortada
©Nortada

Seis anos depois da criação, a Nortada apresentou uma nova imagem que não se reflecte apenas no logótipo: os rótulos também mudam e há um reposicionamento da marca.

Em vez do logo azul redondo com um grande ‘N’ amarelo a meio e uma imagem mais cartoonish, a Nortada apresenta-se agora com um foco no lettering, onde o nome da cerveja artesanal passa a ter o maior destaque.

‘Nortada’ aparece escrito totalmente em capitulares e a bold, num formato em que as primeiras duas e as últimas duas letras têm dimensões maiores que ‘RTA’ – o formato faz lembrar, levemente, o da Ponte D. Luís, a mais icónica do Porto.

A justificação dada para este rebranding teve que ver com a «clara evolução do sector cervejeiro», que aconteceu devido a «vários movimentos no mesmo como o aparecimento e desaparecimento de marcas de cervejas artesanal», explica Pedro Mota, CEO da Fábrica de Cervejas Portuense, que detém a marca Nortada.

©Nortada
©Nortada | A nova imagem da cerveja artesanal foi criada em conjunto com a agência The Hotel.

Esta mudança de imagem é, assim, uma resposta à actual situação do mercado e vai «dotar a marca de mais ferramentas que apoiem» a sua «missão para os próximos anos» – a Nortada está, agora, «mais madura e qualitativa», garante o CEO.

Com este rebranding, que se reflecte também no tap room da marca, no centro do Porto, e, claro, nos rótulos das garrafas, vem uma nova Belgian Pale Ale; com esta cerveja, a Nortada passa a produzir «oito estilos na sua gama clássica, em barril e em garrafa».

Outra das mudanças tem, precisamente, que ver com as novidades: a Nortada vai ainda apostar «numa dinâmica de lançamentos mais frequentes com a criação regular de cervejas de edição limitada e novidades cervejeiras».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].