Adaptação ao teatro do filme Tudo Sobre A Minha Mãe (Pedro Almodóvar) estreia a 11 de Janeiro

O espectáculo «dá palco e voz a temas como identidade de género e orientação sexual, colocando em cena intérpretes e corpos queer».

©Estelle Valente
©Estelle Valente

A comédia e drama de Pedro Almodóvar, de 1999, chega agora aos palcos de teatro, pela mão do director artístico Daniel Gorjão.

O teatro São Luiz (na Sala Luis Miguel Cintra) vai receber a estreia de Tudo Sobre A Minha Mãe, a adaptação do filme com o mesmo nome de 1999 (Todo Sobre Mi Madre), realizado por Pedro Almodóvar.

A peça sobe a palco, pela primeira vez, a 11 de Janeiro e fica por Lisboa até dia 22 (algumas sessões têm audiodescrição e linguagem gestual); depois, seguem-se três apresentações na Cidade Invicta (27, 28 e 29 de Janeiro), no Teatro Municipal do Porto – Campo Alegre.

Tudo Sobre A Minha Mãe tem texto de Samuel Adamson, que adaptou o guião para teatro; a versão portuguesa teve a tradução de Hugo van der Ding e conta com a direcção artística de Daniel Gorjão (Teatro do Vão).

©Estelle Valente
©Estelle Valente | Catarina Wallenstein, Maria João Luís e João Candeias Luís são três dos actores desta adaptação para teatro de Tudo Sobre A Minha Mãe.

Nesta peça, reflecte-se sobre a «incondicionalidade da força feminina, sobre o que é ser mulher (periférica ou não, racializada ou não, cis ou transgénero). O espectáculo «dá palco e voz a temas como identidade de género e orientação sexual, colocando em cena intérpretes e corpos queer», explica Daniel Gorjão.

André Patrício, Catarina Wallenstein, Filipa Leão, Filipa Matta, Gaya de Medeiros, João Candeias Luís, João Sá Nogueira, Maria João Luís, Maria João Vicente, Sílvia Filipe e Teresa Tavares são os actores de Tudo Sobre A Minha Mãe.

Para o São Luiz, os bilhetes custam 12 euros; no Teatro Municipal do Porto têm o preço de 9 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].