Multibanco bateu «máximo histórico» no Natal: 23 de Dezembro foi o dia com mais compras de sempre, num segundo

No Natal de 2022, as transacções na rede Multibanco subiram 20% em relação ao mesmo período de 2021.

©Clay Banks
©Clay Banks

Uma compra por dia, durante um ano – mas tudo num segundo. Foi desta forma que se registou o maior número de sempre de operações nos terminais Multibanco.

Às 12:12 de dia 23 de Dezembro foi batido um recorde, em Portugal. O conjunto de levantamentos, compras físicas com cartões e compras online chegou a 365 num único segundo, o que acaba por ser o «maior número de compras de sempre» neste curto espaço de tempo, diz a SIBS.

Em relação ao mesmo período de 2021, as transacções na rede Multibanco subiram 20%; no mesmo sentido, aumentaram ainda as compras online (31%) e as físicas (19%). O valor médio foi de 36,20 euros, um aumento de «2,6%» em relação ao ano passado.

O que também subiu foi o recurso ao MB Way para fazer os pagamentos em lojas físicas e online. A app que permite usar a câmara do telemóvel para ler um código QR em terminais Multibanco registou uma utilização «cinco vezes» superior ao mesmo período de Natal, em 2020; no online, este número triplicou.

Já o sector que registou mais compras em relação aos restantes onze meses do ano, foi, sem surpresas, o dos Jogos & Brinquedos: em Dezembro, houve um subida de 3,2 vezes em relação a Janeiro-Novembro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].