Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, é a casa do novo restaurante Mercado da Vila, cujo conceito é ter um menu que reflecte a visão de quatro chefs – dois deles, têm estrelas Michelin.
Paulo Morais (Kanazawa) e Rui Paula (Casa de Chá da Boa Nova) são os dois chefs portugueses “estrelados” que passam a colaborar com um novo restaurante dos Açores, o Mercado da Vila. A estes, juntam-se Donária Pacheco (também conhecida por Chef Dodó, do Botequim Açoriano) e Roberto Mezzapelle (o pizzaiolo que abriu o L’Origine, com Chakall).
«Este é um espaço que senta o mundo à mesa. Um lugar onde a viagem gastronómica começa em Vila Franca do Campo, mas que visita mais do que um continente. Desafiamos quem nos visita a desfrutar das quatro experiências que proporcionamos, experimentando entradas, pratos e sobremesas de cozinhas distintas», explica Rúben Pacheco Correia, o promotor deste projecto.
No menu, estão reflectidas as quatro cozinhas destes chefs: a italiana, de Roberto Mezzapelle; a de autor, de Rui Paula; a de sushi e oriental, de Paulo Morais; e, finalmente, a regional açoriana, de Donária Pacheco.
Por exemplo, Roberto Mezzapelle tem pizzas e bruschettas, como a Queijo da Ilha, Diavola; Italia e All’Aglio. Rui Paula sugere Bife Tártaro, Milhos com Polvo e Creme Bruleé de Chocolate Branco e Maracujá, entre nove pratos. O menu de Paulo Morais tem, como seria de esperar, um grande foco no sushi, com gunkans, nigiris, uramakis e sashimi. Finalmente, Donária Pacheco criou Bombons de Morcela com Chutney de Ananás e Mel, Alcatra à Moda da Terceira ou Favas com Linguiça do Pico.
A promessa passa ainda pela «grande aposta nos produtos locais» do arquipélago. Para o Fim de Ano, está já prometida uma ementa especial, criada pelos quatro chefs – as reservas podem ser feitas pelo 910 928 595 ou via e-mail: [email protected].
Esta divisão em quatro também se vê no espaço do Mercado da Vila (ao todo, cem lugares), com diferentes decorações que acabam por identificar cada uma das influências dos chefs. O restaurante tem ainda um bar com nove metros onde é possível fazer refeições, ao balcão.