Chakall abre novo restaurante no Porto: o Zapata tem ADN mexicano mas «não é o clássico tex-mex»

©Zapata
©Zapata

O chef argentino tem um novo projecto gastronómico no Porto. O gastrobar Zapata é uma viagem ao México, mas sem cair no conceito ‘tex-mex’ – a aposta é nos «sabores genuínos, na partilha».

Depois do La Susy, um restaurante no El Corte Inglès de Gaia, é a vez do Zapata, um restaurante que recebe o nome do líder da «Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfírio Diaz».

A ideia foi do empresário Miguel Camões que, no final de 2021 lançou o desafio a Chakall. O chef sublinha que o Zapata «não é o clássico Tex-Mex» – ao contrário disso, aposta nos «sabores genuínos» e na «partilha».

©Zapata
©Zapata

Na carta destacam-se sugestões como o Mole Poblano com Frango (com molho de chocolate amargo, servido com arroz), Empanadas Argentinas e pratos que misturam sabores da América Latina com os do Médio Oriente, além dos países latinos. À comida, juntam-se os cocktails – o chef garante mesmo que «tem uma das melhores, se não a melhor, colecção de Tequila e Mezcal em Portugal».

O Zapata fica no 135 da Rua Cândido dos Reis e está aberto apenas para jantares, das 17 às 20 horas. Para reservas, pode usar o número 222 082 192
.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].