Diogo Rocha criou dois menus de Inverno para o Mesa de Lemos onde só o bacalhau não é português

Os pratos do Menu do Chef e do Menu Lemos são feitos com ingredientes exclusivamente portugueses - menos este.

©Mesa de Lemos
©Mesa de Lemos

O restaurante Mesa de Lemos (que tem uma estrela Michelin) tem novos menus de Inverno recheados de ingredientes nacionais e que, segundo o chef, «se devora à colher».

Diogo Rocha e o Mesa de Lemos entraram na temporada de Inverno com dois novos menus de degustação, que se caracterizam por ter «sabores fortes, muito contraste, intensidade e muita personalidade» – são pratos que «se devoram lentamente à colher», diz o chef.

Os pratos do Menu do Chef e do Menu Lemos são feitos com ingredientes exclusivamente portugueses, à excepção do bacalhau, que vem da Islândia. De resto, a cozinha recorre em grande parte, inclusive, à horta da Quinta de Lemos, de onde vêm os «espinafres, dióspiros, beterrabas e couves-flor, entre outros», diz Diogo Rocha.

No Menu do Chef (135 euros), vamos encontrar carabineiros do Algarve, raia de Aveiro, bacalhau da Islândia (foto de destaque), peixe-galo da costa portuguesa, cabrito da Serra do Caramulo, requeijão da Serra da Estrela, dióspiros da horta da Quinta de Lemos e banana da Madeira.

O Menu Lemos (105 euros) é semelhante ao Menu do Chef, apenas não inclui os carabineiros do Algarve e os dióspiros da horta da Quinta de Lemos. Para fazer pairing, em ambos, temos os vinhos do Dão da produtora com o mesmo nome, por mais 50 e 30 euros, respectivamente. As reservas podem ser feitas pelo 961 158 503.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].