Bola de Berlim com gambas? Este é um dos pratos em destaque no festival gastronómico Arrebita Portimão

Além desta Bola de Berlim, há mais quatro pratos que não pode deixar de provar no Arrebita Portimão - veja o nosso Top 5.

©Sofia Paixão
©Sofia Paixão

Em Agosto, o Arrebita Portimão está de volta às ruas desta cidade do Algarve. Este ano há 26 pratos para provar, incluindo dois de restaurantes com estrela Michelin.

No fim-de-semana de 20 e 21 de Agosto, há um festival no Algarve que pode entrar no roteiro gastronómico de quem estiver de férias: o Arrebita Portimão. A ideia passa por juntar 26 chefs de restaurantes nacionais, cada um com um prato um preço acessível.

A entrada no Arrebita Portimão é gratuita (faz-se pela Praça da República) e cada prato custa seis euros. Ao todo, há 26 sugestões criadas pelos chefs, o que significa que, se quisermos provar todas, temos de gastar mais de 150 euros.

Contudo, há alguns pratos que não devem ficar de fora desta “degustação de rua”, no Arrebita Portimão. O que nos chama mais a atenção é a Bola de Berlim com Gamba da Costa, Abacate e Laranja do chef Louis Anjos, do Al Sud (Lagos), um restaurante que ganhou a sua primeira estrela Michelin em 2021.

Pela expectativa, este é nosso Top 5 de pratos que não deve deixar de provar, (onde esta Bola de Berlim fica em primeiro lugar), com o chef e o respectivo restaurante:

2 – Brioche com Sarrajão, Pepino e Laranja com Maionese de Ostra (Nuno Martins, NUMA);
3 – Sardinhas Panadas com Cebola em Escabeche e Pão Frito (Pedro Monteiro, Tasca Baldracca);
4 – Bao de Porco Ibérico “Bulgogi”, Remoulade de Raiz de Aipo Fumado e Molho Aigrette (Milton Anes, Bica do Sapato);
5 – Croquetes de Choco e Alho Negro (Paulo de Carvalho, O Batel).

Em cada um dos dias do Arrebita Portimão estão presentes treze chefs: pode ver o programa e todos os pratos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].