O novo rooftop de Lisboa fica num lugar improvável: junta desporto, gastronomia (com brunch) e arte urbana

A inauguração acontece hoje, pelas 17 horas, com a actuação dos DJ Shaka Lion e Kwan; também há sessões de live painting dos Los Pepes e Malibu Ninjas.

©Jamestown | IDB Lisbon
©Jamestown | IDB Lisbon

O IDB Lisbon fica entre os Olivais e Moscavide, num edifício recuperado, conhecido por ser a sede e ter stands de várias marcas de automóveis. Agora, promete uma «nova experiência de lazer».

Gastronomia, arte urbana, desportos radicais: estes são os principais ingredientes do IDB (Innovation & Design Building) Lisbon, um «conceito inovador» de rooftop que nasceu no antigo edifício Entreposto (praça José Queirós, também conhecida pela rotunda da BP), nos Olivais.

Criado pela World of Os e pela imobiliária Jamestown (que também gere o Centro Colombo), que entrou em Portugal, precisamente com a compra deste edifício – oficialmente conhecido por JQOne – por 98 milhões de euros, o IDB Lisbon é um «terraço panorâmico com mais de três mil metros quadrados», cerca de metade de um campo de futebol.

«É um espaço inclusivo, direccionado para o público local, com uma oferta diversificada e original que reflecte o espírito de um verdadeiro community hub», caracteriza a imobiliária.

©Jamestown
©Jamestown | A arte e os desportos urbanos são dois dos destaques do IDB Lisbon.

A inauguração acontece hoje, pelas 17 horas, com a actuação dos DJ Shaka Lion e Kwan, a que se juntam «sessões de live painting pelos artistas Los Pepes, Malibu Ninjas e demonstrações de skate e de patins em linha». A vertente desportiva do IDB Lisbon é um dos destaques do espaço: segundo a Jamestown, é aqui que ficam as primeiras rampas de skate num rooftop, em Lisboa.

Do desporto, as atenções viram-se para a zona de restauração, com uma carta de inspiração internacional criada pelo chef brasileiro Dedé; aos Domingos, o IDB Lisbon serve um brunch.

Finalmente, na vertente artística, este rooftop “acena” com uma parede de quarenta metros desenhada pelo duo Los Pepes e o mural Transitory Beings, de Kruella D’Enfer. A agenda cultural do IDB Lisbon já tem, ainda, duas exposições: ‘O Mundo vai Continuar a Não Ser Como Era! – 100 Anos de Design Gráfico na Colecção Carlos Rocha’ e ‘Estabelecimentos – Exposição de Letreiros Comerciais, século XX’.

©Jamestown
©Jamestown | O IDB Lisbon ocupa toda a zona da esquerda (um antigo estacionamento) na parte superior do antigo edifício Entreposto.

O IDB Lisbon abre sempre às 12 horas com horários de fecho que vão mudando: Quinta (21 horas), Sexta (22), Sábado (22) e Domingo (20); entre Segunda e Quarta-Feira, o rooftop está fechado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].