Prémios Sophia 2022: O Último Banho é o melhor filme, mas A Metamorfose dos Pássaros ganhou mais troféus

Bem Bom estava nomeado para doze prémios Sophia, mas acabou por ser a grande desilusão da cerimónia.

©Academia Portuguesa de Cinema
©Academia Portuguesa de Cinema

O filme que a Academia Portuguesa de Cinema indicou aos Óscares foi mesmo o que acabou por ganhar mais distinções (quatro) na edição de 2022 dos Prémios Sophia.

O Último Banho, que conta a história sobre um drama familiar e marca a estreia do realizador David Bonneville em longas-metragens, foi considerado o melhor filme português.

Contudo, ainda assim, ganhou em apenas três das treze categorias para as quais estava nomeado: além de Melhor Filme, conquistou apenas os prémios de Melhor Argumento Original e Melhor Direcção Artística.

Pior fez Bem Bom: o filme que conta a história das Doce estava nomeado para doze prémios Sophia, mas acabou por ser a grande desilusão da cerimónia, ao conquistar apenas dois prémios técnicos – Melhor Guarda-Roupa e Melhor Maquilhagem e Cabelos.

©Academia Portuguesa de Cinema - David Bonneville
©Academia Portuguesa de Cinema | David Bonneville ganhou o Prémio Sophia para Melhor Realização na sua estreia em longas-metragens.

O grande vencedor da noite acabou mesmo por ser mesmo A Metamorfose dos Pássaros: o filme que a Academia Portuguesa de Cinema indicou aos Óscares deste ano ganhou em quatro das cinco categorias em que estava nomeado.

Este filme de Catarina Vasconcelos (na foto de destaque) ganhou os prémios de Melhor Realização, Documentário em Longa-Metragem, Montagem e Som; A Metamorfose dos Pássaros perdeu apenas a Melhor Direcção de Fotografia para Terra Nova.

Já nos prémios para TV, o de Melhor Série / Telefilme foi para Glória, a primeira de produção nacional a entrar para o catálogo da Netflix.

Todos os vencedores da edição de 2022 dos Prémios Sophia podem ser vistos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].