MENU: o projecto gastronómico (e científico) da Universidade de Coimbra em que todas as receitas usam algas

©Food Photographer David Fedulov
©Food Photographer David Fedulov

A Universidade de Coimbra está a desenvolver várias receitas tradicionais que usam algas como ingrediente de base, de sopas a pudins.

Na “cozinha” do do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da Universidade de Coimbra (UC), a “chef” Ana Marta Gonçalves tem em mãos um novo projecto em que todas as receitas usam «macroalgas marinhas da costa portuguesa».

A ideia é criar «refeições pré-cozinhadas alternativas, com elevado valor nutricional e de rápida confecção» com a «utilização completa das macroalgas marinhas e não apenas extractos ou compostos», como acontece em várias indústrias», explica a investigadora.

Com isto, o projecto MENU (Marine Macroalgae: alternative recipes for a daily nutritional diet – qualquer coisa como ‘receitas alternativas para uma dieta diária nutricional’) quer aproveitar todas as propriedades das algas: «Antivirais, antibacterianas, antidiabéticas, antioxidantes e anticancerígenas», por exemplo.

@Universidade de Coimbra
@Universidade de Coimbra | Ana Marta Gonçalves é a investigadora responsável pelo MENU.

No “menu” da Universidade de Coimbra estão receitas tradicionais, onde as macroalgas desempenham um papel fundamental: temos sopas, molhos, gelatinas, arroz doce, compotas e pudins de chocolate ou baunilha. Um dos parceiros da UC é a produtora de arroz Ernesto Morgado, S.A, a que se junta a startup Lusalgae (biotecnologia marinha).

Segundo Ana Marta Gonçalves, os primeiros produtos do MENU podem chegar ao mercado «dentro de um ano». Recentemente, houve uma marca portuguesa que se estreou também no mundo das algas, com vários temperos criados com este ingrediente, a Wissi.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].