Bike Bakery: a nova micro-padaria que faz Focaccias de Gongozolla e pão com Queijo da Ilha

O nome (bike é 'bicicleta', em inglês) está reflectido logo à entrada: o pequeno balcão não é mais que um tampo de madeira colocado em cima de um quadro de uma bicicleta, pintada de branco.

©Bike Bakery
©Bike Bakery

Criada por três brasileiros – Luiz André Alvim, Lilia Fortuna e Helena Stewart – a Bike Bakery nem precisa de rodas para fazer “circular” pão pelo bairro.

Tem apenas 33 metros quadrados e fica na Bica, em Lisboa. A Bike Bakery faz «pão como antigamente», com recurso a «fermentação natural de massa mãe», um conceito “partilhado” pela Gleba e pela Padaria da Esquina, por exemplo.

O nome (bike é ‘bicicleta’, em inglês) está reflectido logo à entrada: o pequeno balcão não é mais que um tampo de madeira colocado em cima de um quadro de uma bicicleta, pintada de branco.

©Bike Bakery - Donos
©Bike Bakery | Helena Stewart, Luiz André Alvim e Lilia Fortuna: os amigos que abriram esta padaria artesanal, na Bica.

A ideia foi de Lilia Fortuna e Helena Stewart, com a ajuda do padeiro Luiz André Alvim, que acabaram por criar um espaço que remete para a produção tradicional. Além de não ter processos industriais, a farinha é «moída na pedra»: vem de Alenquer, da família Paulino Horta, «com mais de trezentos anos de tradição em moagem», diz Lilia Fortuna.

Além do pão (com «glúten extremamente digerível»), a Bike Bakery tem outros trunfos na manga: Cinnamon Roll com Caramelo de Cumaru (Fava Tonka), Focaccia de Gorgonzola, Sourdough com Queijo da Ilha e o tradiicional Pão de Queijo brasileiro, aqui numa receita especial que junta mistura Grana Padano, Queijo da Ilha e Mozzarella.

©Bike Bakery | Cinnamon
©Bike Bakery | Os Cinnamon Rolls são uma das criações de destaque da Bike Bakery.

«Queremos que a Bike Bakery seja um must go. Além dos pães primorosos, do preparo cuidadoso, fazemos questão de um atendimento acolhedor. Lisboetas e viajantes podem sentir isso logo na primeira visita», garante Lilia Fortuna.

A padaria fica na Rua dos Cordoeiros, na zona da Musa da Bica e da mais principal Rua de São Paulo (Cais do Sodré). O telefone é o 912 596 024.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].