Zomato muda de nome e imagem: agora é Dig-In e está a dar descontos até 40% em restaurantes

Dig-In é uma expressão inglesa que significa 'explorar a fundo' ou 'começar algo de imediato' - este caso, a comer.

©Dig-In | App
©Dig-In | App

A Zomato chegou a ser a principal opção para descobrir e reservar restaurantes em Portugal, mas entrou em declínio na altura da pandemia. Esta é mais uma forma de tentar salvar a app.

Chegou a Portugal em 2014, transformou-se numa plataforma essencial para quem estava sempre à procura de novos restaurantes e chegou a ter uma das comunidades de foodies mais dinâmicas do meio. Contudo, durante a pandemia, a app perdeu gás e, devido a profundas mudanças de estratégia, deixou de ser relevante.

Além de ser uma app de descontos, descoberta e reviews de restaurantes, a Zomato assumiu-se como uma plataforma de delivery e take-away. Recentemente, passou por um período de reestruturação: além de cortes na equipa, a casa-mãe (de origem indiana) afastou-se da operação em Portugal e a empresa passou a ter capital maioritariamente nacional.

Contudo, mesmo com estas mudanças e uma maior adaptação ao mercado português, a Zomato nunca conseguiu voltar a marcar a diferença, como tinha feito nos seis anos antes. O resultado acabou por ser o desinteresse pela app – como forma de ganhar um novo balão de oxigénio, muda agora de nome e imagem.

©Dig-In | App Layout
©Dig-In | A nova interface da Dig-In mostra uma reorganização do menus, mas o look Zomato continua no ADN da app.

A Zomato passa-se a chamar Dig-In (uma expressão inglesa que significa ‘explorar a fundo’ ou ‘começar algo de imediato’ – este caso, a comer), a ter um novo layout e assume as cores amarelo e vermelho; a assinatura é ‘Tens a papinha toda feita’.

Quem já tinha conta Zomato, passa a ter um perfil na Dig-In de forma automática, com o mesmo login. De resto, as opções que existiam na app anterior passam para esta: continua a ser possível reservar restaurantes, escrever/ler reviews, pedir entregas em casa ou take-away.

O que também se mantém é a subscrição Pro (começa nos doze euros), que, para assinalar este rebranding, é grátis para todos os utilizadores até 28 de Dezembro. Além disso, até 5 de Dezembro, há «dezenas de restaurantes com o dobro do desconto PRO, em Dine In e Delivery». Aqui, a Dig-In destaca os restaurantes Hygge Kaffe (40% de desconto), Hã Carnaxide e Hã Amadora (30%), La Trattoria (20%), Bollywood Lisboa (40%) e Holi Caffé Antas/Boavista (20%).

©Dig-In | App Pro Eggs
©Dig-In | A app tem um sistema de pontos chamados ‘Eggies’, que podem ser ganhos quando completamos alguns ‘desafios’; é deles é instalar a app… Zomato.

Finalmente, a app está ainda a oferecer a taxa entrega da primeira encomenda feita durante a primeira semana de lançamento, assim como um «cashback de cinco euros em pedidos superiores a trinta euros, até dia 6 de dezembro ao jantar».

«Todas estas actualizações e novo layout garantem que os users da Zomato, agora Dig-In, terão experiências mais emocionantes na comunidade», conclui Mariana Boavida, head of PR e marketing da nova app. Nuno Fernandes, que era general manager da Zomato, mantém o cargo.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].