Alma: há peixe fresco no menu do restaurante de Henrique Sá Pessoa com duas estrelas Michelin

©Alma

O menu Costa a Costa do Alma foi renovado por Henrique Sá Pessoa para continuar a mostrar o «melhor peixe de marisco» de Portugal.

Henrique Sá Pessoa não se acomoda, no Alma. O chef de um dos sete restaurantes com duas estrelas Michelin anunciou novidades no menu de degustação Costa a Costa, caracterizado por levar até à mesa o «melhor do mar português».

O peixe e o marisco continuam a ser o foco do menu, mas com uma abordagem diferente: «Procurámos fugir um pouco ao óbvio e apresentar referências menos comuns». Contudo, Henrique Sá Pessoa lembra que o Costa a Costa mantém a «essência e ADN» do Alma.

As novidades começam logo nos amuse bouche: Lírio Braseado (com cogumelos shimeji, dashi frio de tomate com vinagre de arroz); e a Barriga de Atum Fresca (com espuma de couve roxa e alga nori desidratada e frita). A Sopa de Cebola (com tamboril e mexilhão cozinhados a vapor, puré de cebola roxa, caviar e caldo de cebola) estreia-se nas entradas.

Nos pratos principais temos agora Pescada (com puré de aipo, crocante de aipo, avelã e molho de cebola) e um Pregado (acompanhado de puré de raiz de salsa, cogumelos boletus salteados, trufa negra e óleo de levístico).

©Alma | Barriga de Atum
©Alma | A Barriga de Atum Fresca é uma das novidades do Costa a Costa.

Finalmente, é introduzida uma pré-sobremesa: Pêra e Gengibre, um «prato fresco e delicado que combina um sorbet de pêra e ponzu, crumble de lima e amêndoa e uma gelatina de pera e gengibre», explica o chef.

No Costa a Costa “sobrevivem” apenas o Carabineiro (que apenas foi «alvo de afinações na sua técnica e apresentação») e a sobremesa Mar e Citrinos, do o chef pasteleiro Mauricio Roesel.

O preço deste menu de degustação do Alma é de 160 euros por pessoa, mas pode chegar aos 245 euros, se incluir pairing com vinhos. As reservas podem ser feitas no site almalisboa.pt ou pelo 213 470 650.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].