Costa a Costa – parte 2. O menu icónico de Sá Pessoa no Alma tem novos peixes e mariscos

©Alma
©Alma

Henrique Sá Pessoa renovou um dos seus principais menus de degustação. O Costa a Costa é agora servido com Carabineiro e Veja dos Açores.

É uma renovação de Verão. O Alma, o restaurante com duas Estrelas Michelin de Henrique Sá Pessoa, tem um novo menu Costa a Costa. O chef alterou os pratos, que passam a incluir diferentes peixes e mariscos das águas portuguesas.

Veja dos Açores é o primeiro prato do menu

As grandes mudanças estão nos pratos principais: o primeiro a ser servido é a Veja dos Açores, com favas, linguiça de porco alentejano (na foto de destaque). A clássica caldeirada de peixe e marisco do Costa a Costa surge agora numa versão «mais ligeira», com um caldo clarificado com gamba da costa, percebes e lingueirão.

O carabineiro (com açorda, pickles de algas, alcaparras e anchovas) e o peixe-galo (acompanhado de amêijoas e espargos brancos) são as outras novidades deste Costa a Costa 2.0. Para “limpar” a boca, amora, alecrim e iogurte.

©Alma Carabineiro
©Alma | O carabineiro chega ao Costa a Costa.

Sobremesa Mar e Citrinos também foi renovada

Para terminar a refeição, Henrique Sá Pessoa teve a ajuda do chef pasteleiro Mauricio Roesel na criação da renovada sobremesa Mar e Citrinos, «melhorada no equilíbrio e nas texturas»: tem sorbet de yuzu, algas cristalizadas e curd de citrinos.

O menu Costa a Costa (disponível ao almoço e ao jantar) fica a 145 euros por pessoa e, se incluir harmonização com vinhos, são mais 80. As reservas devem ser feitas pelo 213 470 650.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].