Costa a Costa – parte 2. O menu icónico de Sá Pessoa no Alma tem novos peixes e mariscos

©Alma
©Alma

Henrique Sá Pessoa renovou um dos seus principais menus de degustação. O Costa a Costa é agora servido com Carabineiro e Veja dos Açores.

É uma renovação de Verão. O Alma, o restaurante com duas Estrelas Michelin de Henrique Sá Pessoa, tem um novo menu Costa a Costa. O chef alterou os pratos, que passam a incluir diferentes peixes e mariscos das águas portuguesas.

Veja dos Açores é o primeiro prato do menu

As grandes mudanças estão nos pratos principais: o primeiro a ser servido é a Veja dos Açores, com favas, linguiça de porco alentejano (na foto de destaque). A clássica caldeirada de peixe e marisco do Costa a Costa surge agora numa versão «mais ligeira», com um caldo clarificado com gamba da costa, percebes e lingueirão.

O carabineiro (com açorda, pickles de algas, alcaparras e anchovas) e o peixe-galo (acompanhado de amêijoas e espargos brancos) são as outras novidades deste Costa a Costa 2.0. Para “limpar” a boca, amora, alecrim e iogurte.

©Alma Carabineiro
©Alma | O carabineiro chega ao Costa a Costa.

Sobremesa Mar e Citrinos também foi renovada

Para terminar a refeição, Henrique Sá Pessoa teve a ajuda do chef pasteleiro Mauricio Roesel na criação da renovada sobremesa Mar e Citrinos, «melhorada no equilíbrio e nas texturas»: tem sorbet de yuzu, algas cristalizadas e curd de citrinos.

O menu Costa a Costa (disponível ao almoço e ao jantar) fica a 145 euros por pessoa e, se incluir harmonização com vinhos, são mais 80. As reservas devem ser feitas pelo 213 470 650.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].