Pistácio Bistrô, o novo espaço veggie que nasce da fusão entre um restaurante e uma mercearia

©Shout Estudio | Pistácio Bistro
©Shout Estudio | Pistácio Bistro

O restaurante Órtea Vegan Collective e a mercearia Pistácio juntaram-se para dar à luz um novo conceito 100% vegetariano em Lisboa, o Pistácio Bistrô.

Fusão, sazonalidade, cozinha vegetariana e partilha. Estes são os pontos fortes do novo Pistácio Bistrô que alia «os ingredientes especiais da Mercearia Pistácio» à «criatividade e técnica da cozinha do Órtea».

Uma das principais características tem que ver com o facto de todos os pratos serem «100% de origem vegetal e nacional», com o núcleo de fornecedores a serem «pequenos produtores nacionais». Como é habitual neste tipo de conceito, os ingredientes usados para fazer os pratos podem depois ser comprados na mercearia do espaço.

Chouriço e queijos vegetarianos

Entre os destaques da carta está a Tábua de Queijos Sabores Portugueses (18 euros), apenas com versões vegetarianas Curado Provençal, Semi-Curado Tomate Picante e Cremoso de Alho e Ervas, além de um «chouriço tradicional de soja».

Nos pratos principais há Arroz Cremoso de Chouriço e Castanhas (12 euros) e Pão Recheado, Fondue com Couve Romanesca e Couve-de-bruxelas (18 euros) – este prato vem com cogumelos para fazer dip. Para sobremesa, a sugestão vai para as Pêras Bêbadas ou Mousse de Chocolate (6 e 5 euros).

©Shout Estudio
©Shout Estudio | O Pão Recheado de fondue é um dos destaques da carta do novo Pistácio Bistrô.

Kombucha artesanal ou gin bio?

Para beber, o Pistácio Bistrô tem a kombucha artesanal do Órtea Vegan Collective, refrigerantes de Pêssego e Gengibre, Framboesa e Tomilho, Lima e Erva Mate; quem preferir bebidas alcoólicas, pode experimentar o Gin Especial Bistrô (9 euros) com Gin Cura biológico, pistácios tostados, hortelã, limão e soda.

O Pistácio Bistrô fica no mesmo espaço do Órtea Vegan Collective: Rua D. Luís I 19C, na zona do Cais do Sodré, em Lisboa. O restaurante está aberto de Quarta a Sexta-Feira apenas para jantares (18 às 23 horas); aos Sábados e Domingos, o horário é mais alargado, das 12 às 23. Para reservas pode usar o número de telefone 936 217 616.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].