Motorola Defy: um smartphone robusto apenas para quem acha que o peso não importa

©TRENDY | Motorola Defy
©TRENDY | Motorola Defy

O tamanho importa? E o peso? Se acha que a resposta a ambas as perguntas é não, o rugged phone da Motorola pode ser uma boa opção.

Normalmente, os telefones robustos são muito associados a quem tem uma profissão ligada à construção ou a ambientes de fábrica, devido ao facto de estes modelos serem mais resistentes a quedas e aos elementos da Natureza.

A Motorola estreia-se neste tipo de smartphones Android: o
o Defy
é uma tentativa de a marca ir buscar utilizadores que possam estar mais interessados nos modelos equivalentes da CAT, feitos em parceria com o Grupo Bullit – não foi por acaso que a Motorola também se juntou a esta empresa.

©TRENDY | Este smartphone tem um entrada USB-C que devia estar protegida com uma tampa.

Um smartphone polivalente

Uma das vantagens do Defy em relação a estas da CAT tem que ver com o facto de se parecer mais com um smartphone que não seja rugged, ou seja, o Motorola passa muito mais despercebido, o que lhe dá uma certa polivalência.

Assim, tanto pode ser usado como smartphone de trabalho como pessoal, o que é mais difícil no que respeita aos CAT, uma vez que o seu aspecto é muito colado ao meio profissional.

A desvantagem, quanto a nós, está relacionada com a robustez efectiva do Defy – apesar de parecer sólido e de, sobretudo, a traseira dar uma boa ideia de segurança, não nos parece que estará tão pronto para a “selva” com os rivais da CAT.

©TRENDY | Motorola Defy Cams
©TRENDY | O Motorola Defy tem um sistema de câmaras traseiro de 48 MP.

Da praia à serra; da areia à lama

O público do Defy, por ser um modelo com um aspecto mais tradicional – todo em preto, com uma traseira a dar ideia de ser em borracha – será mais quem se “movimenta” em desportos radicais, como os praticantes de surf ou de BTT, que muitas vezes “tratam” mal a tecnologia que levam para as suas actividades.

Durante a experiência de quase um mês que tivemos com o Defy foi mais nestes últimos ambientes que o usámos: em praia, campo e serra, sempre com um uso idêntico ao de um smartphone tradicional – tirar foros, aceder à Web, ver o e-mail.

Mesmo com banhos de água, lama e quedas em terra, areia ou poeira, o Defy acabou sempre por resistir, o que nos leva a crer que estará preparado para uma utilização mais intensiva neste tipo de cenários.


motorolarugged.com/pt | €339,99 | ★★★☆☆

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].