O que viram os portugueses em 2021 no cinema? No top 40 do box office nacional há apenas um filme português

©MGM | James Bond: No Time to Die
©MGM | James Bond: No Time to Die

Os quarenta filmes mais vistos de 2021 tiveram quase 4,5 milhões de espectadores. No ranking do Instituto do Cinema e Audiovisual, há apenas um filme português.

Os números partilhados pelo ICA, sobre os hábitos de cinema dos portugueses, mostram que em 2021 (e apesar das restrições pandémicas) houve 4 330 892 espectadores nas sessões dos quarenta filmes mais vistos em Portugal.

O campeão de bilheteira foi o capítulo final da saga James Bond com Daniel Craig: No Time To Die fez 2,6 milhões de euros de receita bruta em bilheteira e levou ao cinema 435 mil pessoas.

Homem-Aranha quase a bater o recorde em Portugal

O segundo filme da lista foi aquele que se tornou um recordista mundial, por ter sido o primeiro a fazer mil milhões de dólares nos cinemas em período de pandemia.

Apesar de apenas ter estreado em Portugal a 16 de Dezembro, Spider-man: No Way Home ficou a apenas 123 mil euros do mais recente James Bond. O filme do “aranhiço” conseguiu, em apenas duas semanas, fazer 2,4 milhões de euros e levar quase 410 mil pessoas às salas.

©Disney | Spider-man: No Way Home
©Disney | O terceiro filme Spider-man com Tom Holland esteve quase a roubar a liderança a James Bond.

De resto, o top 10 dos campeões de bilheteira 2021 em Portugal é dominada por filmes de super-heróis: Venom Let There Be Carnage (5.º), Shang-Chi and The Legend of The Ten Rings (6.º), Eternals (7.º), Suicide Squad (8.º) e Black Widow (9.º).

Só um filme nacional teve resultados bem bons

O cinema português continua, contudo, a não despertar muito interesse ao público nacional. No top 40 divulgado pelo ICA, há apenas um filme produzido no País: Bem Bom, de Patrícia Sequeira (18.º).

A história das Doce levou quase 90 mil pessoas ao cinema e esteve muito perto de fazer meio milhão – ficou-se pelos 482 mil euros. Mesmo assim, fez seis vezes mais dinheiro que o segundo filme português mais visto em 2021. Irregular, de Diogo Morgado, gerou apenas 79 mil euros de receitas de bilheteira.

©RTP | Bem Bom
©RTP | O biopic das Doce ficou no top 20 dos filmes mais vistos em 2021.

Para terminar, A Metamorfose dos Pássaros, o filme escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema para concorrer aos Óscares, fecha o Top 3 das produções nacionais mais vistas em 2021: 13 135 espectadores e uma receita bruta de 68 650 euros.

Todos os dados sobre os números do cinema em Portugal durante 2021 e noutros anos, podem ser consultados em PDF ou Excel no site do ICA.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].