9 Curiosidades sobre os Perfumes que provavelmente já questionou

Perfumes

O mundo dos perfumes é muito vasto! Existem muitas curiosidades sobre perfumes, desde como escolher a melhor opção para si, saber como e onde aplicar, entre outros. E é sobre algumas dessas curiosidades que vamos falar neste artigo.

Antes de passarmos às curiosidades, caso esteja à procura de uma loja para comprar o seu próximo perfume, aconselhamos que o faça numa perfumaria online onde encontra as marcas mais conhecidas no mercado com preços mais competitivos e muitos com diversas promoções para aproveitar.

Sem mais demoras, passamos para as 9 curiosidades sobre perfumes.

9 curiosidades sobre perfumes que não pode deixar de conhecer

1. Existem diferentes tipos de perfumes

No mercado, existem perfumes com diferentes concentrações do aroma e é daí que surgem termos como água de colónia e eau de toilette. A água de colónia tem uma concentração menor (até 3%) e a eau de toilette tem uma concentração maior (de 10% a 12%).

Essas diferenças entre água de colónia e eau de toilette vão influenciar a duração do perfume na pele e a intensidade do aroma.

2. Os perfumes têm 3 tipos de notas

Os perfumes são criados com base em três tipos de notas: as notas de saída, as notas de coração e as notas de fundo.

As notas de saída são as mais suaves e as primeiras a serem sentidas quando se usa o perfume. As notas de coração são as que surgem após o perfume ser absorvido pela pele. Por último, as notas de fundo são as que ficam por mais tempo na pele por serem as que evaporam mais lentamente.

Por esta razão, quando experimenta um perfume novo, espere algum tempo após a aplicação. Caso compre os seus perfumes online, as informações das notas podem ser lidas na descrição.

3. O primeiro aroma que sente ao aplicar o perfume não é o que fica na pele

Esta afirmação está relacionada ao ponto anterior e, como já referimos, deve esperar algum tempo após a aplicação. Só assim conseguirá saber qual o aroma que ficará na pele ao longo do dia.

Além disso, os ingredientes usados no perfume influenciam a fixação do mesmo à pele. Ingredientes que evaporam facilmente ficam menos tempo na pele do que outros ingredientes, como a baunilha, por exemplo.

4. O perfume atua de diferentes formas em diferentes pessoas

Não são apenas os ingredientes e a concentração que influenciam a atuação do perfume, a pele da pessoa também tem um papel importante.

De uma forma geral, o perfume fica mais tempo em peles oleosas do que em peles secas, mas existem diversos truques que ajudam a contornar este cenário.

5. Os perfumes são usados há muitos anos

Os perfumes já foram usados por diversas razões ao longo da história do mundo, como para embalsamar múmias, por razões religiosas, entre outros. O objetivo foi sempre marcar presença através do aroma.

6. Existem vários locais onde se pode aplicar o perfume

O perfume deve ser aplicado em zonas de maior circulação sanguínea, como o pulso. Atualmente, por razões históricas e de sedução, os perfumes costumam ser aplicados, também, atrás das orelhas.

7. Perfumes são facilmente associados a memórias e emoções

Quantas vezes um perfume ou um aroma lhe pareceu familiar e lhe trouxe sentimentos de tristeza ou alegria? Acreditamos que já lhe tenha acontecido.

O olfato está associado ao sistema que dá resposta a determinados estímulos, o sistema límbico ou segundo cérebro, como também é conhecido. Por essa razão, alguns aromas deixam-nos mais nervosos ou ansiosos, enquanto que outros nos dão alguma alegria ou paz.

Ao comprar perfumes online, tenha esta informação em conta. E lembre-se que os ingredientes usados na produção dos perfumes, costumam estar nos detalhes do produto.

8. Usar creme ajuda a fixar o aroma do perfume

Se tem a pele mais seca, deve sentir alguma dificuldade na fixação do perfume. Existem, como já referimos num ponto anterior, algumas dicas que ajudam nessa fixação e uma delas é a aplicação de creme.

Escolha um creme com um aroma compatível ao perfume ou um creme mais neutro para evitar uma mistura de aromas excessiva.

E quanto ao desodorizante? Os desodorizantes têm uma baixa dose de perfume na sua composição e, regra geral, evaporam rapidamente. Por esta razão, o uso de desodorizante e perfume ao mesmo tempo não é um problema.

9. Perfumes podem mudar a forma como pensamos sobre nós próprios

Sabia que os perfumes podem mudar a imagem que temos de nós próprios – e que os outros têm de nós? Não é por acaso que a escolha do perfume pode influenciar a sua autoestima.

Perca algum tempo na escolha do perfume. Escolha um aroma que seja compatível consigo e sentir-se-á muito melhor e mais confiante ao longo do dia.

E existem muitas outras curiosidades! Conhece alguma que não esteja mencionada neste conteúdo? Se sim, partilhe connosco.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.