Cinema: há boas notícias para os fãs de Matrix e más notícias para os de Spider-man

Matrix Spider-man
Matrix Spider-man

De Hollywood chegaram notícias fresquinhas sobre cinema, mas nem todas boas. Se, por um lado, temos a confirmação do quarto filme Matrix, também ficámos a saber que a Disney não vai produzir mais Spider-man.

Primeiro, as más notícias: o Homem-Aranha pode estar de saída do Universo Cinemático da Marvel (UCM), depois de Kevin Feige (presidente dos Marvel Studios) ter confirmado que a empresa vai deixar de produzir futuros filmes do aranhiço.

Como se sabe, Spider-man é propriedade da Sony, mas a partir do filme Civil War (2015), e depois com o reboot Homecoming, com Tom Holland, este super-herói passou a fazer parte do Universo Cinemático da Marvel e a Disney teve participação no projecto.

A partir desta altura, Disney e Sony ficaram parceiras de produção dos futuros filmes Spider-man, mas a empresa dona da Marvel queria ter mais poder sobre a direcção criativa e lucros, uma divisão 50/50.

Desde aí, houve vários encontros para tentar chegar a um novo acordo, mas a Sony não quis abdicar dos privilégios sobre a PI de Spider-man e preferiu manter as coisas como estão, com a Marvel a receber apenas 5% dos lucros que os filmes fazem no primeiro dia de exibição, o chamado ‘first dollar gross‘.

Agora, há dois cenários em cima da mesa: o Homem-Aranha pode continuar, ainda assim, a fazer parte do UCM, mas com uma participação menos activa ou voltar a ter uma série de filmes mais centrada em si e na relação com os filmes Venom, cuja sequela já foi confirmada.

Dos super-heróis para a ficção científica, chega uma confirmação oficial da Warner Bros. sobre Matrix: vai haver mesmo um quarto filme, como já indicavam alguns rumores, com o regresso de Carrie-Anne Moss e Keanu Reeves aos papéis de Trinity e Neo.

Contudo, sabe-se ainda muito pouco sobre este quarto filme Matrix: há apenas a certeza de que vai ter a realização das, agora irmãs, Lana e Lily Wachowski (nos primeiros três filmes, ainda não tinham mudado de sexo e eram homens – Andy e Larry) e que as filmagens devem começar em Outubro de 2020, o que significa que o filme só deve chegar no fim de 2021 ou no na primeira metade de 2022.

Sobre outras personagens que poderão participar no filme (será que Laurence Fishbourne vai voltar a ser Morpheus e Hugo Weaving, Agent Smith, por exemplo?) ou o argumento, ainda não há qualquer informação.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].