SOI regressa às raízes da street food asiática com uma nova carta de Inverno

©TRENDY - Chiang Rai Hot Dog
©TRENDY - Chiang Rai Hot Dog

Criada pelo chef Maurício Vale, a carta de Inverno do restaurante SOI chama-se Back to the Roots. É uma «viagem gastronómica e cultural do mundo moderno e antigo asiático».

O SOI, um dos primeiros restaurantes a promover o conceito de ‘street food asiática’ em Lisboa, tem uma nova carta de Inverno que “arrasta a asa” à Tailândia, país pelo qual o chef se apaixonou, depois de uma viagem.

Segundo Maurício Vale, a carta Back to the Roots é um regresso às raízes da cozinha tailandesa de rua, uma «viagem gastronómica e cultural do mundo moderno e antigo asiático», explica o chef que está no restaurante desde a abertura, em 2017.

©SOI | Maurício Vale
©SOI | Maurício Vale está à frente da cozinha do SOI desde a abertura, em 2017.

Entre as novidades, que já tivemos oportunidade de provar, o destaque das entradas vai para os Chiang Rai Hot Dog (três, por 8 euros), uma interpretação asiática dos cachorros-quentes, com uma salsicha tradicional desta província do Norte da Tailândia. A mostarda japonesa, o molho XO e a maionese feita com o molho coreano kimuchi acabam por dar a este hot dog papel de protagonista na carta do SOI.

Nos principais, o prato de eleição será o Massaman Curry, uma perna inteira de cordeiro glaceada, servida sobre um molho de caril, acompanhada com pickles de abóbora fumada e caju. Com o nível de “assinatura”, esta opção é uma das mais caras do menu: 18,50 euros. O mais indicado é dividir, depois de pedir duas ou três entradas.

©TRENDY
©TRENDY | A perna de borrego do Massaman Curry é dos melhores pratos da nova carta: custa 18,50 euros.

A carta, que foi reforçada com mais opções vegetarianas, tem ainda vários baos que podem ser pedidos com pato, porco ou camarão (a novidade é um Pakora, com pão negro, tempura de legumes, geleia de chili e tamarindo – que também provámos e recomendamos), as tigelas de noodles, saladas e as sobremesas que misturam sabores asiáticos e ocidentais, como o Matcha Brownie e a Tart Brulée.

«O objectivo do SOI será sempre fazer-nos viajar através dos nossos sabores e levar o cliente a uma experiência semelhante à que se vive nas ruas do continente asiático», conclui Maurício Vale.

O restaurante fica na Rua da Moeda 1C (Cais do Sodré, Lisboa) e está aberto das 12 às 23 horas, todos os dias. Para reservas, pode usar o número de telefone 912 895 391.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].