Loonie. Gastronomia do Canadá estreia-se em Lisboa com um restaurante e um espaço de coworking

©Loonie
©Loonie

O Loonie é o primeiro restaurante canadiano em Lisboa? Marc e Elizabeth Parent, os criadores, acreditam que sim. À receita junta-se um coworking.

Foram as «saudades dos sabores de casa e o cenário pandémico» que levaram Marc e Elizabeth Parent a abrir o Loonie, aquele que será o primeiro restaurante canadiano de Lisboa, onde também “vive” um espaço de cowork, no piso inferior.

O restaurante, cujo nome vem do que os canadianos chamam à moeda de um dólar, tem um conceito de confort food, onde «todos os pratos são cuidadosamente confecionados, de forma artesanal, dando a máxima prioridade à qualidade de cada ingrediente», dizem Marc e Elizabeth.

Brunch com hashbrowns e french toast

Entre as especialidades estão a Poutine, um dos clássicos da cozinha canadiana (batatas fritas e queijo com molho de carne, o famoso ‘gravy’); a sanduiche Montreal Smoked Meat (com carne fumada), o Macaroni & Cheese e os Smokey Cheese Sticks, para fazer o “dip” em «molhos de receita caseira».

O brunch canadiano é outra das opções: há panquecas, bowls com frutas de época, french toast e as hashbrowns (uma espécie de rosti com batatas fritas) na versão veggie e com carne.

©Loonie
©Loonie | A Poutine é dos pratos mais clássicos da gastronomia canadiana.

Cerveja e coworking à mesa

Para beber, Marc e Elizabeth sugerem uma escolha da carta de quinze cervejas (nacionais e internacionais, incluindo a canadiana Moosehead e a Blondie, da Musa) – a décima é grátis. Além da sala do restaurante, no piso inferior do Loonie há um espaço de cowork com oito lugares.

O Loonie fica em Santos, no 52 do Boqueirão Duro (mesmo ao lado do Conde Barão) e tem esplanada; as reservas podem podem ser feitas pelo 933 332 155.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].