Restaurante Attla serve brunch “medieval” em Dezembro onde a influência é a cozinha árabe

©Paulo Barata | Attla
©Paulo Barata

O Attla vai começar em Dezembro uma série de brunches temáticos que vão mudar todos os meses. O primeiro tem uma «influência árabe e medieval», onde o ponto de partida é um livro.

La Grande Cuisine Arabe du Moyen Âge (A Grande Cozinha Árabe Medieval, de Lilia Zaouali) é a grande inspiração do chef André Fernandes para o primeiro de uma série de novos brunches que vão ser servidos nos fins-de-semana de Dezembro, no Attla.

Este «tributo ao Al-Andalus» (o nome dado pelos árabes à Península Ibérica, durante o século VIII) tem um menu com uma «forte matriz vegetariana» – entre os ingredientes usados nos pratos estão frutos secos, folha de cedrat, sêmola, couscous ou misturas de especiarias. O Attla lança ainda um desafio: se quisermos, podemos comer este brunch à mão, tal como faziam os árabes.

André Fernandes destaca o Borrego com Amêndoas, o Escabeche de Peixe e o Puré de Beringela com Leite Fermentado; as bebidas e o pão que acompanham os estes pratos principais são ainda feitos na cozinha do Attla, tendo em conta as descrições do livro de Lilia Zaouali.

©Paulo Barata
©Paulo Barata | O Escabeche de Peixe é um dos pratos em destaque neste brunch árabe do Attla.

O preço deste brunch com inspiração árabe medieval é de trinta euros e, como já referimos, é servido apenas Sábado e Domingo, entre as 9:30 e as 12:30. As reservas são obrigatórias de devem ser feiras pelo email [email protected] ou 211 510 555.

Para Janeiro já está definido o tema: o brunch será inspirado na cozinha do D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].